Dor nas costas: 5 dicas do médico ortopedista para aliviar o desconforto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2019 às 14:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pequenas mudanças nos afazeres diários, seja em casa ou no trabalho, já apresentam melhores resultados

Lombalgia, nome que se dá para a dor nas costas, na região lombar. 

Ela está entre as causas mais comuns de problemas de saúde no mundo.

Afeta jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social do paciente, além de fatores econômicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofrerá desse mal. 

A boa notícia é que pequenas mudanças na postura já ajudam a prevenir e aliviar os sintomas, como praticar alongamento, cuidado ao deitar e ao levantar, postura correta para pegar e carregar pesos, entre outros. 

É o que revela o Dr. André Evaristo, ortopedista do Hospital Sírio-Libanês e especialista em cirurgia da coluna. 

“A lombalgia pode ser específica, quando decorre de alguma fratura ou doença mais grave — que precisa de intervenção cirúrgica e medicamentosa — e pode ser inespecífica, decorrente de postura incorreta, sedentarismo, erro ao praticar exercícios, envelhecimento, entre outros fatores. 

Neste caso, as alterações na rotina, para corrigir o vício postural, pode ajudar muito”, explica o especialista. 

A dor pode se apresentar como aguda: forte, geralmente após grande esforço físico e com duração de dias; ou dor crônica: não muito forte, mas contínua, com duração de semanas. Ambas podem irradiar para os membros superiores e inferiores. 

Apesar de a coluna vertebral estar dividida entre cervical, no pescoço; dorsal, na região da caixa torácica; lombar, na região do abdômen e abaixo da região abdominal; sacral, na altura da bacia e coccígea, na região do cóccix, próximo ao ânus. 

É na lombar que ocorre a maior concentração de força para a sustentação do corpo, por isso está mais sujeita às dores.

“Na dor, é importante consultar o seu médico, pois em consulta fazemos a anamnese, para conhecer o histórico do paciente, e exame físico, para identificar o tipo e a causa. 

A partir daí seguimos com as orientações apropriadas para cada caso”, comenta Dr. André.

Veja 5 dicas que o especialista separou para ajudar a aliviar e prevenir o problema:

1- Correção postural no dia a dia: andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo; ao sentar, apoiar as costas e os pés, sem escorregar; deitar e levantar de lado, com cuidado e apoio das mãos; dormir de lado, com travesseiro que suporte o pescoço e alinhe a cabeça ao corpo.

Ao abaixar para pegar objetos, flexionar os joelhos. Ao carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços. Ao usar mochila, distribuir o peso nos dois ombros. 

Com malas e carrinhos pesados, empurrar, não puxar. Ao realizar atividades em locais altos, tentar subir em um apoio, de modo que coluna e cabeça permaneçam retas, e os braços para realizar a atividade fiquem na altura da cabeça, não acima. 

Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos. Ao dirigir, apoiar as costas e a cabeça.

2- No trabalho sentado e em pé: se sentado, fazer pequenos intervalos para se alongar e pequenas caminhadas, como ir ao café ou ao banheiro; se em pé, sempre que possível, realizar pequenos movimentos de rotação com os pés e tornozelos. 

Durante os intervalos, procure um local para se sentar e, preferencialmente, elevar um pouco as pernas e os pés. 

3- Alongamento: alongamentos evitam tensão nos músculos, promovendo relaxamento e bem-estar. 

4- Exercícios físicos: conte com profissional de educação física para orientação da postura e atividades adequadas. 

Exercícios aeróbicos colaboram com a manutenção do peso. Já a musculação, se feita corretamente, fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.

5- Cuidado com a saúde emocional: “aspectos emocionais também colaboram para uma coluna tensionada. 

Um quadro depressivo, por exemplo, pode provocar muitas dores no corpo”, alerta o Dr. André. Se perceber excesso de tristeza, é importante procurar auxílio especializado.


+ Saúde