Dor crônica afeta mais mulheres do que homens. Entenda os motivos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de março de 2020 às 14:15
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dor é crônica quando, de modo geral, persiste após o período estimado para a recuperação normal de uma lesão

M​ilhões de mulheres em todo o mundo sofrem com a dor crônica. 

Segundo a IASP – International Association for the Study of Pain – esta patologia afeta mais mulheres do que homens, no entanto, muitas continuam sem receber o tratamento adequado. 

Isto se deve a fatores psicossociais e biológicos, a barreiras econômicas e políticas ainda existentes em vários países, que influenciam a forma como a dor é percebida.

Os tipos de dor que afetam as mulheres têm um impacto global significativo. Entre elas, destacam-se a fibromialgia, caracterizada por dor crônica generalizada, em que 80 a 90% dos casos diagnosticados são mulheres. 

Síndrome do intestino irritável, artrite reumatoide, osteoartrite, lombalgia, desordem da articulação temporomandibular, dor pélvica crônica e enxaquecas são outras das condições que afetam de forma desproporcional o gênero feminino.

Apesar de menos conhecidas, outras situações ligadas a problemas ginecológicos como a dor pélvica da endometriose, vulvodinia ou as dores pós-mastectomia são muito frequentes, mas muitas vezes não diagnosticadas.

Segundo Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), “todas as pessoas podem sofrer de dor crônica em algum momento da sua vida, mas a população feminina é, sem dúvida, uma das mais afetadas, muito pelo fato de a dor crônica estar associada a doenças que são mais frequentes nas mulheres. Por esta razão, muitas vezes a condição, por ser tão frequente, não é valorizada”.

E acrescenta: “É importante relembrar que a dor crônica é uma doença por si própria. Trata-se de um problema grave de saúde pública pela extensão de população abrangida e um tratamento eficaz só é possível através de um acompanhamento médico adequado”.

A dor é crônica quando, de modo geral, persiste após o período estimado para a recuperação normal de uma lesão. 

Esta pode surgir no contexto de várias doenças (câncer, artrose, diabetes…), ser agravada por traumatismos ou posições forçadas ou incorretas, estar associada a uma cirurgia ou surgir sem causa aparente.


+ Saúde