Docente de Franca é eleito para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de dezembro de 2019 às 11:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jean Marcel Carvalho França é professor titular de História do Brasil na Unesp em Franca

O professor da Unesp em Franca, Jean Marcel Carvalho França, foi eleito, no 18 de novembro de 2019, para integrar o quadro de sócios correspondentes brasileiros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Criado em 1838 com o objetivo de divulgar a história brasileira e consolidar o Estado Nacional, o IHGB reúne desde então os “grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério e das atividades produtivas do país”.

Atualmente, o Instituto é presidido por Victorino Coutinho Chermont de Miranda e, como estabelece o seu estatuto, atua para “coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil…”, hoje abarcando as demais Ciências Sociais.

Jean Marcel Carvalho França é professor Titular de História do Brasil na Unesp e coordenador do Grupo Temático Escritos sobre os novos mundos.

O docente é autor, entre outros, de “Visões do Rio de Janeiro Colonial” (José Olympio, 2000), “A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII” (José Olympio/Ed. UNESP, 2012), “História da maconha no Brasil” (Editora Três Estrelas, 2014) e “Ilustres ordinários do Brasil” (Ed. UNESP, 2018).

Desde 2018, Jean coordena a Coleção Memória Atlântica, que se encontra em seu quinto volume, cujo propósito é oferecer ao público, especializado ou não, acesso gratuito a edições de qualidade de documentos e obras raras da cultura luso-brasileira.


+ Educação