Distribuidora de remédios de Franca sob investigação federal por fraudes fiscais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de agosto de 2018 às 13:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação Placebo Paulista cumpriu mandados de busca em empresa francana

Operação Placebo Paulista cumpre mandado de busca em distribuidora de medicamentos em Cravinhos, SP (Foto: Secretaria da Fazenda de SP/Divulgação)

Nove distribuidoras de medicamentos nas regiões de Ribeirão Preto (SP) e São Carlos (SP) foram alvos de mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (2) durante a Operação Placebo Paulista, que investiga sonegação de R$ 40 milhões em impostos.

Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, as empresas são suspeitas de atuarem como intermediárias em esquema que simulava a venda de remédios entre São Paulo e Goiás, com o intuito de se aproveitarem de benefícios fiscais concedidos entre os estados.

Ao todo, 60 agentes fiscais e 14 policiais civis participaram da Operação, realizada em duas empresas em Ribeirão, outras duas em Cravinhos (SP), uma distribuidora em Franca (SP), três em Vargem Grande do Sul (SP) e uma também em São Sebastião da Grama (SP).

Empresas em São Caetano do Sul (SP), Valinhos (SP) e Araçatuba (SP) também foram alvos da Operação. Ninguém foi preso, mas sete pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público de Goiás, em 2016, por crime contra a ordem tributária.

O delegado regional tributário Rafael de Oliveira explicou que a fraude funcionava da seguinte forma: os medicamentos eram supostamente vendidos pelos fabricantes paulistas a empresas de Goiás e depois revendidos às distribuidoras “de fachada” em São Paulo.

“Muitas vezes, essa mercadoria não chega nem a sair do estado, é só uma simulação de documentação fiscal para perpetrar a fraude. Esses medicamentos são fabricados em São Paulo e retornam para empresas de São Paulo”, disse.

Operação Placebo Paulista cumpriu mandados de busca em 12 empresas no estado de SP (Foto: Secretaria da Fazenda de SP/Divulgação)

Ainda segundo Oliveira, o estado de Goiás mantém convênio com São Paulo para recolhimento da substituição tributária, espécie de antecipação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Ele é taxado com uma alíquota estadual de 7%, enquanto se saísse direto da fábrica e fosse para o destinatário final, seria taxado com uma alíquota de 18%, mais a substituição tributária. Eles simulam uma circulação interestadual só para fazer uso desse benefício”, afirmou.

A suspeita da Fazenda é que as distribuidoras paulistas que recebiam os medicamentos foram abertas especificamente para arcar com o ICMS e o ICMS Relativo à Substituição Tributária, taxas que devem ser pagas na entrada das mercadorias em território paulista.

“Esse medicamento supostamente sai do estado de São Paulo, vai para o estado de Goiás e retornam a São Paulo, passando por empresas de fachada, que teriam a obrigação de recolher o imposto, mas não o fazem, nem o ICMS próprio, nem o ICMS SP”, disse.

A Fazenda suspeita que o grupo movimentou R$ 300 milhões em operações fraudadas nos últimos cinco anos. Ainda de acordo com Oliveira, muitas distribuidoras que são alvos da operação nesta quinta-feira têm quadro societário formado por “laranjas”.

“As equipes vão a campo para recolher documentos que possam comprovar a fraude. O que a gente quer detectar é que são os reais beneficiários dessa fraude, porque esse medicamento vai para alguma empresa de São Paulo, como destinatário final”, disse.

Após a identificação dos reais beneficiários do esquema, a Fazenda deve lavrar autos de infração e cobrar deles os impostos devidos. Além disso, essas pessoas podem responder na Justiça por crime contra a ordem tributária.

“Muitas vezes, os donos, de fato, não estão no quadro societário da empresa. Então, a gente quer achar esses reais beneficiários que estão por trás dessa fraude, para oferecer representação ao Ministério Público”, concluiu.

(Publicado no G1)


+ Saúde