​Dicas úteis para evitar acidentes domésticos e ser picado por escorpiões

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 14:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Ministério da Saúde publicou um Manual de Controles de Escorpiões, para dar dicas para a população

A chuva passou, o calor voltou. E, com ele, os escorpiões voltam a procurar alimento. Muitos casos continuam sendo relatados principalmente em grandes cidades.

O Ministério da Saúde publicou um Manual de Controles de Escorpiões, para explicar para a população como se faz para controlar o surto de escorpiões nessa época do ano.

Segundo o Manual de Controle de Escorpiões, dedetizar um ambiente a fim de exterminar os escorpiões faz com que os animais se desalojem, mas permaneçam vivos, aumentando os riscos. 

Com a aplicação pulverizada do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta.

1. Não passe veneno. Venenos comuns não matam escorpião. Eles possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que fiquem paralisados por um tempo e depois voltam ao normal,  aí vão procurar proteção dentro das casas, armários,  etc. 

2. Tampe ralos com tela, feche as frestas embaixo das portas à noite. Tampe buracos e rachaduras de sua residência. Tampe tomadas não utilizadas. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos. 

3. Não acumule lixo no quintal. Não acumule entulho. Se tiver alimento para ele, ele vai no seu quintal. Escorpiões gostam basicamente de grilos e baratas. Deixe as lagartixas em paz, elas são suas amigas nesse caso.

4. Denuncie vizinhos que tenham lixo ou entulho acumulado. 

5. Caso encontre um escorpião,  jogue um veneno para paralisá-lo. Então o coloque em um recipiente com água e chame a Vigilância Sanitária para que ela possa identificar a espécie e ter os dados do local (o que facilitará um trabalho de controle por parte da Prefeitura).

6. Deixe berço e cama desencostadas da parede. Não deixe cobertas, lençóis caídos da cama para o chão,  para que eles não possam subir.

7. Cuidado com casinha de bonecas esquecidas lá no fundo do quintal, onde só a criança entra e os pais nunca vão fazer uma inspeção. Cuidado com tocas, barracas. Cheque antes da criança entrar. Cuidado com caixas de brinquedo.

8. Mantenha seu quintal sem mato e com a grama aparada.

9. Parece engraçado recomendar isso, mas galinhas são predadores naturais dos escorpiões. Galinhas d’Angola além de predadores de escorpião são ótimas vigilantes para sua casa.

10. Vai organizar armários? Nesse momento em que se fala tanto em escorpião, que tal usar luvas de proteção para evitar surpresas? Já houve incidentes com escorpião escondido em meio a toalhas. 

11. Ensine seus filhos. Mostre fotos. Existem animaizinhos de Jesus,  bichinhos da natureza dos quais devemos manter distância. 

12. A picada do escorpião é bastante dolorida e não causa inchaço, nada visivelmente assustador. Se a criança apresentar muita dor e você não tiver visto o que a picou, leve no hospital. Se identificou,  vá ao hospital levando o escorpião junto em um vasilhame seguro. 

13. Jamais passe álcool no local da picada,  apenas lave com água em abundância e coloque gelo. 

14. Caso você ou um familiar tiver sido picado por um escorpião e estiver no hospital,  entenda que há necessidade de se fazer um exame prévio para depois ser aplicada a sorologia. Não fique nas redes sociais reclamando de negligência do hospital ou dos profissionais sem entender antes o procedimento. 

15. Algumas espécies de escorpião possuem reprodução assexuada, o que permite que uma fêmea tenha filhotes sem a necessidade de um escorpião macho. Isso facilita infestações, pois ela pode criar de 20 a 30 filhotes cada vez.

16. O escorpião tem o metabolismo lento e pode ficar por um longo período de tempo escondido sem se mover e sem se alimentar. 

17. O animal tem preferência por locais frescos e úmidos  (restos de entulho, montes de folhas, madeiras velhas, etc.). Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano), sapatos fechados (cheque sempre antes! Ensine seu filho a checar!  Cuidado com aqueles ‘crocs’ que ele deixa na escolinha e coloca na hora de ir embora). Ele também gosta de móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e paredes (cuidado com os bebês curiosos que engatinham e mexem em qualquer buraquinho). Revise diariamente a cama / berço, sapatos fechados…

18. Quando se fala em escorpião, se deve pensar em controle. Adote as medidas acima. Esqueça qualquer orientação sobre veneno (é pior). Se quiser usar veneno,  use para baratas (aqueles que você coloca uma gotinha em um canto e elas levam para o ninho) e só. Mas muito cuidado se tiver criança ou animal de estimação em casa. Não se iluda com os famosos venenos que não tem cheiro (fazem mal do mesmo jeito).

19. O escorpião amarelo é mais perigoso que o preto. Sua picada pode ser fatal, principalmente em idosos acima de 70 anos e crianças com menos de 30 quilos.

20. FAÇA A SUA PARTE! 

21. Compartilhe a informação para que outras pessoas também façam a parte delas. Controle é a palavra chave. Aproveite o final de semana para limpar seu quintal. 

22.  – Verifique se há torneiras com vazamento na casa, já que eles preferem locais úmidos.

Resumo:

– Escorpiões são muito rápidos e, sim, sobem pelas paredes.

– Escorpiões não atacam. Os acidentes com picada acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele.

– E a última: escorpiões gostam de  andar em dupla. Se você encontrou um, prepare-se pois provavelmente há outro por perto. 

Fontes : Tópicos redigidos com informações do Ministério da Saúde.


+ Cotidiano