Dezembro vermelho trará como tema a importância da prevenção contra aids

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de dezembro de 2018 às 16:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As ações devem ser lideradas pela Secretaria Estadual da Saúde, com cooperação da iniciativa privada

O mês de dezembro é marcado pelas ações de prevenção do HIV/Aids. É o Dezembro Vermelho, campanha oficializada no estado de São Paulo por meio da lei 16.633/2018, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSB).

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o que justifica a escolha do último mês do ano para a realização da campanha, que aborda a prevenção, esclarecimentos e informações sobre o HIV/AIDS e suas formas de transmissão, detecção e tratamento.

As ações devem ser lideradas pela Secretaria Estadual da Saúde, podendo contar com a cooperação da iniciativa privada, entidades e organizações civis.

Segundo dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, desde a década de 1980, é possível estimar que mais de 800 mil casos de Aids foram registrados no Brasil.

Embora os tratamentos mais modernos, por meio de antirretrovirais, tenham aumentado a qualidade de vida dos pacientes, a prevenção continua sendo a melhor opção.

Além disso, mais uma vez alinhado com os preceitos do Dia Mundial de Combate à Aids, o Dezembro Vermelho objetiva também acabar com a discriminação e o preconceito contra as pessoas portadoras do HIV, comportamento caracterizado como crime passível de punição com reclusão e multa.


+ Saúde