Desacreditado sob comando de Gilson, COMAM tenta se reerguer com turismo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de outubro de 2018 às 11:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consórcio, que está falido financeira e politicamente se reúne nesta terça

O COMAM – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana – realiza nesta terça-feira, 16 de outubro, a partir das 9h, na Casa da Cultura de Pedregulho, reunião para eleger a Diretoria do Circuito Turístico do Rio Grande.

Além da eleição do novo colegiado, a entidade também colocou em pauta o roteiro do Programa Roda SP na região que já realizou viagens testes na semana passada, tanto em Pedregulho quanto em Rifaina.

Além da reunião, o COMAM programou visita ao Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus que tem a 2ª maior cachoeira (queda livre) do Estado de SP, com 132 metros de altura.

Os visitantes também passarão por outra atração turística de Pedregulho: o Empório Aroeira, localizado na Rodovia Pedregulho-Taquari (que liga à região do Vale Bom Jesus, na divisa com Rifaina) e que está se tornando famosa por estar próxima do Rio Grande e vender produtos caseiros, café, aguardente de alambique e ter uma vista do mirante da represa formada pelas Usinas de Estreito e Jaguara (Rifaina).

EM DIFICULDADES

Como Presidente do COMAM, o prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), não conseguiu manter o colegiado em pleno funcionamento, dada a desconfiança com que os prefeitos viram sua eleição em 2017 (quando “ganhou” do prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian, que estava na praia), causando um racha até então nunca visto no consórcio.

Nas administrações anteriores (dos prefeitos Marco Hernani, Nanão, de Altinópolis e Ricardo Sobrinho, de Santo Antônio da Alegria), o Comam já vinha com dificuldades devido à alta inadimplência dos municípios com as mensalidades do Consórcio.

Esta inadimplência subiu ainda mais, principalmente entre os municípios que elegeram novos administradores que priorizaram outras frentes que não o pagamento das mensalidades atrasadas com o COMAM que no final de 2017 superava a casa dos R$ 250 mil.

Sem dinheiro e sem credibilidade, Gilson de Souza não conseguiu reerguer o Consórcio, penando ainda com a criação tanto da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (que tem atuação similar) quanto do Consórcio dos Municípios da Mogiana (CMM), em abril de 2017 . 

O CMM é liderado pelo atual prefeito Antônio Duarte Nogueira Júnior – Nogueirinha (PSDB), que absorveu mais de 10 municípios que antes integravam o COMAM, mas que se desanimaram com a falta de força política do atual prefeito de Franca junto ao governo do Estado. 


+ Política