Depois de 22 anos no Brasil, ex-líder de vendas, Fiat Palio sai de linha

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 10:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
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Carro foi o mais vendido no país em 2014, mas não resistiu à chegada do modelo Argo

Ex-líder de vendas no Brasil,
o Fiat Palio saiu de linha no país, confirmou a montadora nesta quinta-feira,
22 de fevereiro. O modelo já não está mais disponível no site da marca e
“sumiu” ao mesmo tempo que o sedã Cronos era lançado.

Outro a dar adeus é o Punto.
Ambos foram susbtituídos simultaneamente pelo Argo, lançado em 2017.

As vendas do Palio já vinham
em baixa e a chegada do Argo poderia influenciar em sua saída de linha.

Lançado em 1996, o Palio teve
mais de 3 milhões de unidades vendidas e produzidas nestes 22 anos.

O Palio surgiu como um produto para
mercado emergentes e o grande destaque na época foi o seu visual, considerado
moderno. A primeira geração teve motores 1.5 8V e 1.6 16V. Na sequência veio o
1.8 8V.

Em 2001 foi feita a primeira grande
reestilização do modelo. Ele deixou as linhas mais arredondas de lado, para
ganhar um ar mais “quadradão”.

Mais mudanças no visual são feitas pela
Fiat. Deixando de lado o estilo mais sóbrio, o carro ganha novamente uma
personalidade mais própria com faróis angulados. Essa estética foi mantida na
versão Fire, a mais barata de todas, até quase o fim da vida do Palio.

No final de 2011, a última
geração do Palio é lançada. O visual foi considerado controverso,
principalmente na parte traseira, com um lanterna bem extravagante. As opções
de motores eram 1.0, 1.4 e 1.6 16V.

Apesar das polêmicas sobre a
estética, foi a partir daí que o carro cresceu em vendas até chegar ao topo de
vendas em 2014. Porém, muito do mérito se devia a versão Fire, com visual
baseado no modelo 2004, que continuava a ser vendida.