Dengue: técnica testada na Indonésia reduz casos de contaminação em 77%

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de setembro de 2020 às 18:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A técnica infecta mosquitos com bactérias do gênero Wolbachia, que impedem a transmissão do vírus

Cientistas da Universidade da Califórnia estão testando na Indonésia uma técnica capaz de reduzir em 77% a incidência de dengue. 

A Fiocruz fez o mesmo em 2017 no Rio de Janeiro.

A técnica infecta mosquitos com bactérias do gênero Wolbachia, que impedem a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti.

“Este é o resultado que esperávamos. Temos evidências de que nosso método Wolbachia é seguro, sustentável e reduz a incidência de dengue”, ressaltou o diretor do World Mosquito Program, Scott O’Neill, da Universidade de Monash, na Austrália.

O método foi testado durante 27 meses na cidade de Yogyakarta, Indonésia, país que tem 7 milhões de casos de dengue por ano.

Como

Para realizar o estudo, os cientistas dividiram o município de Yogyakarta em 24 áreas e liberaram mosquitos infectados com Wolbachia em metade dessas regiões, escolhidas aleatoriamente.

Assim, a equipe analisou 8.144 casos de dengue em indivíduos de 3 a 45 anos e trabalhou com todas as clínicas médicas para identificar em qual das regiões esses pacientes moravam ou haviam visitado nos últimos 10 dias.

O resultado? Eles descobriram a ocorrência de dengue diminuiu em 77% em áreas onde mosquitos com Wolbachia eram predominantes.

As bactérias Wolbachia não demonstram qualquer perigo a humanos ou aos próprios insetos, apenas atuam no bloqueio da transmissão do vírus causador da dengue.

“Os resultados promissores mostram o impacto significativo que o método Wolbachia pode ter na redução da dengue em populações urbanas”, disse em nota, Adi Utarini, co-autor da Universidade de Gadjah Mada, na Indonésia.

“É um grande avanço”, disse Nicholas Jewell, líder da pesquisa.

“Agora mostramos que [o método] funciona em uma cidade. Se isso puder ser replicado e usado amplamente, poderá erradicar a dengue em várias partes do mundo por muitos anos”.

Agora os pesquisadores querem tratar o restante de Yogyakarta e erradicar a dengue no local.

Eles também querem levar o trabalho para outras partes do mundo e grandes populações urbanas.

Eles afirmam que o método também pode diminuir a incidência de doenças como zika, chikungunya e febre amarela.

Com informações da Galileu NewsBerkeley


+ Ciência