David Jackson representa Franca em campeonato de arremessos de três pontos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 07:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Norte-americano vai substituir o pivô Rafael Hettsheimeir, atual campeão do torneio em arremessos de longe

O Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas 2019 já tem seus seis participantes definidos. A disputa acontecerá no primeiro dia do evento, sexta-feira (08/02), em que as atividades terão início às 19 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com transmissão ao vivo dos canais ESPN e Fox Sports.

David Jackson (Sesi Franca Basquete), Betinho (EC Pinheiros), Farad Cobb (Basquete Cearense), Zach Graham (Universo/CAIXA/Brasília), Felipe Vezaro (Joinville/AABJ) e o atual vice-campeão Jefferson William (Sendi/Bauru Basket) serão os participantes.

Atual campeão do torneio, Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete) não defenderá o título por conta de uma fissura no osso navicular do pé esquerdo, que o deixará afastado das quadras de seis a oito semanas. O pivô foi substituído por David Jackson, que será o representante da casa na disputa.

O formato da disputa foi mantido em relação às últimas edições. Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.

Assim como nas edições passadas, os competidores terão a opção de escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas, o que aumenta ainda mais as chances de melhorar a pontuação do atleta. Os dois melhores desempenhos da fase classificatória avançarão à final. Quem vencer, ficará com o título.

Representante da casa e substituto do atual campeão Hettsheimeir, David Jackson é, sem dúvidas, um dos maiores chutadores da história do NBB. O jogador é dono do segundo melhor aproveitamento de todos os tempos (45,9%) e tem uma média de 2,0 tiros convertidos nos 178 jogos disputados no campeonato.

Na atual temporada, Jackson é o recordista em bolas de 3 em um só jogo, com nove convertidas contra o Vasco da Gama, além de ser o terceiro jogador que mais acerta tiros longos na competição (média de 2,5 por jogo), com direito a incríveis 47,5% de aproveitamento (3º melhor no ranking).

Jefferson William é outra figurinha carimbada no torneio. O ala/pivô do Bauru participa do torneio pela quinta vez e já acumula um título (2017) e dois vice-campeonatos (2014 e 2018). Na atual temporada, ele é o líder em bolas de 3 pontos do Dragão no NBB CAIXA, com 2,0 por jogo, além de um aproveitamento de 38.8%.

De volta ao Torneio de 3 Pontos depois de nove anos – disputou na edição 2010, pelo Paulistano –, o ala Betinho, do Pinheiros, é um dos líderes em bolas de 3 pontos da equipe no campeonato, com 1,9 convertidas por duelo e um aproveitamento de 43,7% nos chutes tentados. De quebra, ele é dono da segunda maior marca de bolas de 3 em um só jogo, com oito contra o Joinville.

Felipe Vezaro, por sua vez, disputará o torneio pelo segundo ano consecutivo. Chutador nato, o ala do Joinville tem média de 2,1 bolas de 3 pontos convertidas por partida e um aproveitamento de 41,5% nos tiros tentados. Na edição anterior, o jogador registrou 15 pontos na fase classificatória, mas acabou não indo à decisão.

Um dos grandes destaques da atual temporada do NBB CAIXA, o norte-americano Zach Graham fará sua estreia no evento festivo. O ala do Brasília, é o cestinha da competição (20,95 ppj), detém a maior média de acertos nos tiros longos, com 2,6 por partida, além de um aproveitamento de 42,0% nesse tipo de arremesso.

E por fim, outro gringo que faz sua primeira aparição no NBB CAIXA também está na disputa: Farad Cobb. O armador do Basquete Cearense converte 1,8 bolas de 3 pontos por partida e é dono de um dos maiores aproveitamentos neste tipo de arremesso no campeonato – 43,2%.

Disputado desde a primeira edição, o Torneio de 3 Pontos se tornou uma das grandes atrações do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Sempre envolvendo astros do maior campeonato de basquete do país, o desafio já teve cinco campeões diferentes.

Fernando Fischer (2009 e 2011) e Marcelinho Machado (2014 e 2015) são os únicos bicampeões. Os outros vencedores são Thiaguinho (2010) e Helinho Garcia (2012), Duda Machado (2016), Jefferson William (2017) e Hettsheimeir (2018), atual campeão.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s e TNT Energy Drink e os apoios da Algar Telecom, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.

Os participantes do Torneio de 3 Pontos 2019:

– David Jackson (Sesi Franca Basquete)
– Betinho (Pinheiros)
– Farad Cobb (Basquete Cearense)
– Zach Graham (Universo/CAIXA/Brasília)
– Jefferson William (Sendi/Bauru Basket)
– Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)

Todos os campeões do Torneio de 3 Pontos:

2009 – Fernando Fischer (Bauru)
2010 – Thiaguinho (Pinheiros)
2011 – Fernando Fischer (Bauru)
2012 – Helinho (Franca)
2013 – Matheus Dalla (Limeira)
2014 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2015 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2016 – Duda Machado (Basquete Cearense)
2017 – Jefferson William (Bauru)
2018 – Hettsheimeir (Bauru)


+ Basquete