Datafolha indica que 59% dos brasileiros são contrários ao aborto

índice recuou 8 pontos percentuais, saindo de 67% para 59% nesta pesquisa

Postado em: em Justiça

Levantamento realizado pelo instituto Datafolha indica que a maioria dos brasileiros é a favor da atual legislação sobre aborto. A pesquisa demonstra que de novembro de 2015 até hoje, o índice recuou 8 pontos percentuais, saindo de 67% para 59%.

O aborto é permitido em 3 casos pela legislação atual: se a gravidez for decorrente de estupro ou se causar ricos a vida da mulher ou de feto anencéfalo.

O Datafolha entrevistou, de 2ª feira (20.ago.2018) a 3ª (21.ago), 8.433 pessoas, distribuídas em 313 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a TV Globo.

Entre o levantamento realizado em novembro de 2015 e o atual, a quantidade pessoas que defendem a ampliação dos casos no qual o aborto pode ser feito oscilou de 16% para 13%. Já o número daqueles que são favoráveis a interrupção da gravidez independente da situação oscilou de 11% para 14%.

A maioria dos brasileiros entrevistados (58%)  acreditam que a mulher deve ser presa por realizar aborto. Defendem que não seja aplicada punição, 37% dos ouvidos pela pesquisa.

STF (Supremo Tribunal Federal) discute uma ação que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, mas não há data para julgamento.


Artigos Relacionados