Cursos do Fundo Social de Pedregulho promovem inserção e geram renda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2018 às 12:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Três cursos da temporada são realizados Fundo Social em sua sede l e na Usina Estreito.

Resgatar a dignidade da família, possibilitar atividades cotidianas, familiares ou individuais que capacitem as pessoas ao trabalho e a geração de renda, proporcionando também a inserção de dezenas de pedregulhenses no convívio econômico e social da cidade.

Estas são as bases do trabalho sério, metódico, planejado e eficiente realizado pela área da Assistência Social do município, através de seus gestores diretos, principalmente o Fundo Social de Solidariedade – FUSSOL -, presidido pela primeira-dama Talita Polo e pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O Fundo Social, após um levantamento de demanda e através de dois encontros com a equipe da ex-primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, então presidente do FUSSESP – Fundo de Solidariedade do Estado de SP, definiu os cursos próprios ou em parceria que passaram a ser desenvolvidos no atual governo 2017-2020.

OS CURSOS

Desta forma, três cursos especiais foram montados pelo Fundo Social, realizados na sede do Fussol e na Vila Residencial da Usina Estreito.

O Curso de Bordado, por exemplo, é realizado na sede dp Fundo Social, com aulas às quartas-feiras no período da tarde, com turmas formadas desde o ano passado.
O mesmo Curso de Bordado foi levado para a Vila Residencial do Estreito e tem aulas nas segundas-feiras, no período da tarde, baseado no salão do Lions Clube na Usina de estreito, também realizado desde 2017.

Outro curso que atrai a atenção das famílias em geral, que buscam oportunidades para a conquista do emprego, ou geração de renda família, é o proporcionado pela “Escola de Moda”, que tem aulas do Curso de Roteiro de Costura, também é realizado na sede do Fundo Social às terças e quartas-feiras, este em parceria com o FUSSESP.
Além dos cursos de treinamento e capacitação, o Fundo Social atual em parceria com a Pastoral da Criança da Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Curso de Gestantes.

Têm sido formadas duas turmas por ano, com a Prefeitura colocando uma equipe multidisciplinar à disposição das futuras mamães para o período de gestação e a difícil função de ser mãe.

Além de orientações de saúde, higiene, direitos do bebê e da família, Estatuto da Criança e Adolescente, Direito de Família e outros, as gestantes recebem do Fundo Social, um kit gestante/bebê, fundamental para os primeiros meses de vida da criança.

PANIFICAÇÃO E BELEZA

A presidente do Fussol, em conjunto com a sua equipe de trabalho e com orientações do FUSSESP – Fundo de Solidariedade do Estado de SP, tem realizado estudos de demanda e realizado estudos técnicos para os cursos futuros que serão implementados na cidade.

Estão em fase de preparação, os cursos de Panificação e da Escola da Beleza, escolhidos pela sua viabilidade e alta demanda na cidade.

AGASALHO

O Fundo Social também atua na Campanha do Agasalho, preparando um “Dia D” com atividades para mobilizar a comunidade a fazer suas doações às famílias cadastradas nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura ou em parceria com os governos do Estado e da União.

Neste ano, a parceria com o Fundo Estadual tem como tema o incentivo às doações a pessoas carentes, em campanha publicitária que conta com a Turma da Mônica (Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão). 


+ Cotidiano