Cristais Paulista é campeã da Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de junho de 2019 às 23:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em sua 12ª edição, tradicional evento reuniu 6 municípios e 700 crianças a cada dia, na Fazenda Bom Jesus

A cidade de Cristais Paulista está em festa. A cidade conquistou no último final de semana o título de campeão da 12º GIMA, Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente.

O tradicional evento aconteceu na fazenda Labareda, em Ribeirão Corrente. A GIMA tem o objetivo de incentivar a responsabilidade socioambiental promovendo a integração entre estudantes de escolas públicas, além de incentivar crianças e jovens a participarem de atividades culturais, artísticas e esportivas.

Cristais Paulista foi representada por alunos do 5º ano da EMEB Jarcy Araci de Mattos. Eles executaram em sala de aula, algumas atividades propostas pelo projeto, que teve como tema “Olhares Sustentáveis”. As crianças aplicaram ações ambientais antecipadas para diminuir o impacto ambiental provocado pelo gás carbônico devido ao consumo de energia elétrica. Outras ações educativas ligadas a arte-educação como grito de guerra, concurso de fotografia e dança temática também foram desenvolvidas.

Na gincana, a Cristais Paulista também foi representada pela prefeita Katiuscia Leonardo, pelo Chefe de Gabinete, Thales Leonardo, o Secretário de Educação, Bruce David Lourenço e o Secretário da Agricultura, Hélio Domiciano.

“Estamos muitos felizes com este resultado, ele reforça o envolvimento de toda nossa comunidade educacional com as questões ambientais que nos cercam. E o mais importante, a gincana desenvolve muito a criatividade dos nossos alunos, valorizando as ações ambientais e culturais”, disse a prefeita, Katiuscia Leonardo.

A 12º GIMA, Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente reuniu mais de 700 estudantes de diversos municípios da região: Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Franca, Ribeirão Corrente, Pedregulho, e São José da Bela Vista. Com ela os organizadores esperam incentivar as cidades a desenvolver ações ambientais e culturais que visam, entre outros aspectos, aumento na qualidade de vida da população.

“Dizer obrigado às vezes não é suficiente para agradecer o sentimento de cada momento vivido. Ninguém anda sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Somos uma parcela no resultado final. Estou muito grata ao apoio que recebemos”, disse Cláudia Ribeiro, Diretora da Escola Jarcy Araci de Mattos.

“Sempre envolvemos as comunidades, não só a escola. Em uma das provas idealizadas e que se mantém até hoje, os alunos calculam o CO2 emitido e plantam árvores, para a compensação de carbono. As crianças fazem o plantio, adotam as árvores… isso gera um impacto direto”, disse a entrevista em um jornal, a organizadora da gincana, a empresária Flávia Lancha.

“Quando trabalhamos em equipe e procuramos as pessoas certas para nos auxiliar, o resultado não tem como ser outro a não ser positivo. Graças ao empenho das professoras que participaram e presença da prefeita, conseguimos ser campeões“, disse Bruce David Lourenço, Secretário de Educação de Cristais Paulista.


+ Cidades