Criança de 4 anos reclama de bicho no ouvido e médicos encontram besouro

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 15:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Menino estava com a mãe quando começou a chorar de repente, dizendo que um inseto estava no canal auditivo

Besouro encontrado dentro de ouvido de criança de 4 anos (Foto: Reprodução)

A vendedora Karla Cânepa e o filho, Bernardo, de 4 anos, passaram por um susto no último sábado, 18 de janeiro. 

Os moradores de Mato Grosso do Sul estavam deitados para dormir quando o menino deu um grito, pulou no colo da mãe e a avisou que um bicho tinha entrado no ouvido.

“Na hora, minha reação foi pegar a lanterna do celular e vi que tinha um inseto no ouvido dele”, conta a mãe. “Eu ainda tentei tirar. Mas, na hora, consegui ter um raciocínio rápido e liguei para o Samu, que me orientou a levá-lo ao pronto-socorro”, diz.

Na UPA mais próxima de casa, os médicos fizeram uma lavagem no ouvido do menino e encontraram um besouro no canal auditivo. “Eu realmente me assustei muito. O médico disse que é perigoso”, lembra a mãe.

Bernardo ficou sob observação em casa por 24h para evitar qualquer tipo de infecção. Como o menino não reclamou de dores, não precisou tomar remédio.

Em entrevista ao UOL, o otorrinolaringologista Andy Vicente conta que, em áreas rurais, é comum que pequenos insetos entrem no canal auditivo. 

No caso de moscas, que depositam ovos e larvas, o principal sintoma é a dor. Já em casos onde carrapatos estão envolvidos, o risco é maior. Eles podem transmitir várias doenças, como a febre maculosa e a doença de Lyme. 

A indicação é procurar ajuda médica no momento que surgir dor ou zumbido no ouvido.


+ Saúde