Parceria ​CPFL e Alsol investe R$ 21,7 mi em fazenda solar para Algar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de junho de 2019 às 11:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto, que fornecerá energia para as estações da Algar, é um dos maiores empreendimentos solares do Brasil

A CPFL Soluções, empresa do Grupo CPFL que oferece soluções para comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética, investiu R$ 21,7 milhões na implantação da sua primeira fazenda solar, a usina Capim Branco. 

O projeto, localizado em Uberlândia (MG), foi construído para atender as necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela empresa em 2010. 

A execução das obras ficou por conta da Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar.

O projeto foi desenvolvido pela CPFL Soluções, em parceria com a Alsol, e irá fornecer energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais, e a expectativa é que o consumo proveniente de energia fotovoltaica da Algar Telecom represente aproximadamente 18% do consumo total de energia da companhia.

Com de 5 MWp de potência, a fazenda solar ocupa área de 85 mil metros quadrados (m²) e conta com 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. 

O projeto tem capacidade para produzir 9,3 mil MWh por ano, volume suficiente para abastecer 3.875 famílias com um consumo mensal de 200 kWh. 

A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

Um dos principais diferenciais do projeto é o uso da tecnologia solar tracker (seguidor solar), que permite que as placas solares acompanhem o movimento do sol do leste para o oeste ao longo do dia. 

O uso desse dispositivo possibilita uma maior captação de luz solar pelas placas, tornando o sistema mais eficiente e produzindo mais energia. 

A fazenda solar Capim Branco é atualmente um dos maiores projetos fotovoltaicos em operação do Brasil na modalidade Geração Distribuída (GD) utilizando a tecnologia solar tracker.

“A redução no preço da energia solar ao longo da última década, o aumento das tarifas e a crescente busca por sustentabilidade estão estimulando os investimentos de empresas na geração fotovoltaica. A CPFL Soluções tem atuado para atender as necessidades dos seus clientes de forma customizada e integrada”, afirma o diretor Comercial de Soluções da CPFL Soluções, Flávio Souza.

Para Algar Telecom, o projeto reforça seu compromisso com a sustentabilidade. 

“Temos investido em energias renováveis, geração distribuída, otimização de equipamentos e renovação do parque tecnológico com foco em menor consumo, e por isso estamos muito felizes com esse projeto tão importante, que irá aumentar para 50% o uso de energia renovável na companhia. Nosso objetivo é ser uma empresa de Telecom cada vez mais sustentável e para tanto é essencial melhorar e aumentar nossas ações neste sentido”, diz Luis Lima, Diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom.

Um grande diferencial deste projeto, segundo o presidente da Alsol, Gustavo Malagoli, é a aplicação real da geração distribuída fotovoltaica, proporcionando benefícios aos consumidores de baixa tensão ao meio ambiente, e sobretudo ao sistema elétrico.

“Esta usina fotovoltaica está localizada a menos de 2 km da maior subestação da cidade de Uberlândia, junto a um grande centro de carga, aliviando o sistema elétrico durante o dia e apoiando na melhoria da qualidade da energia do local. A geração e o consumo de energia acontecem de forma simultânea, resultando em eficiência energética e seguindo a tendência mundial de modernização do novo setor elétrico”.

Esta é a segunda parceria entre a Grupo CPFL e o Grupo Algar no mercado de energia solar.

Em 2015, as duas companhias desenvolveram um projeto de geração fotovoltaico para a Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO. 

Esta iniciativa contemplou a construção de uma usina solar no telhado do data center em Campinas (SP) e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia (MG), além da troca de lâmpadas por LED e modernização do sistema de climatização.

Expansão da Geração Solar

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o mercado brasileiro de geração solar distribuída vem crescendo significativamente ao longo dos últimos anos.

Hoje, o País conta 42,307 mil unidades consumidoras com sistemas fotovoltaicos, totalizando 425,06 MW de capacidade. 

Para efeito de comparação, havia 1,777 mil consumidores com geração solar em 2015, somando 13,7 MW. Ou seja, um crescimento de 2.379,1% na quantidade de usuários e de 3.101,6% na capacidade.

Acompanhando este crescimento do mercado, a CPFL Soluções vem desenvolvendo novos projetos de geração solar. 

Recentemente, a empresa firmou contrato com o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), no Rio de Janeiro, que prevê a instalação de 5.124 placas fotovoltaicas sobre a cobertura existente do mercado e das docas, cobrindo área total de 10.248 m². 

Este é o maior projeto de energia solar para mercados públicos do mundo e o maior para um cliente comercial no Brasil.

Sobre a CPFL Soluções

A CPFL Soluções nasceu com o objetivo de oferecer soluções cada vez mais adequadas para atender as necessidades dos seus clientes, oferecendo o que há de melhor em solução em energia para contribuir com a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. 

Com a nova marca, o Grupo CPFL Energia unifica suas forças comerciais e áreas técnicas para oferecer um portfólio de produtos e serviços que conta com soluções para comercialização e gestão de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética e serviços.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. 

Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. 

Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do segundo trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. 

O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de telecomunicações e tecnologia para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). 

A Companhia oferece acesso à internet com ultravelocidade, celular de qualidade, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta.

Com 64 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 60 mil km de fibra ótica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em treze estados do Brasil e no Distrito Federal. 

Ao longo de 2018, um dos grandes investimentos da companhia tem sido a ampliação de sua atuação para os estados da região Nordeste e também para o Espírito Santo. Focada nessa expansão, a empresa deve levar seus serviços a mais três estados brasileiros até o início de 2019. 

Para todas essas novas áreas, a Algar Telecom investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. 

São mais de 4 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

Sobre a Alsol Energias Renováveis

A Alsol é uma empresa 100% brasileira, acelerada pelo grupo Algar desde 2015, especializada em geração distribuída utilizando diferentes fontes renováveis. 

Responsável pela 1ª instalação fotovoltaica enquadrada no sistema de compensação da Aneel no Brasil (REN482/2012). 

Atualmente possui mais de 500 projetos em funcionamento. São aproximadamente 25 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação e outros 15 MWp em instalação, além de 2,0 MW de biogás. 

Está presente em 12 estados brasileiros, gerando energia limpa e distribuída.


+ Tecnologia