Coronavírus: Demitir neste momento é levar desespero, diz Luiza Helena Trajano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de abril de 2020 às 17:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Estamos fazendo uma campanha para as empresas que têm condição”, disse Luizinha Trajano

​Frente à pandemia do novo coronavírus e a seu consequente impacto econômico, o setor varejista do Brasil tem enfrentado alguns dilemas — não apenas com os consumidores, mas também com funcionários, colaboradores e fornecedores. 

Para discutir tais dilemas, o UOL Debate fez uma live nesta terça-feira, a partir das 13h, com a participação de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza.

Para Luiza Trajano, manter os funcionários empregados neste momento é importante. 

“Estamos fazendo uma campanha para as empresas que têm condição”, disse a presidente do conselho do Magazine Luiza.

“O que a gente está pedindo é que, neste primeiro momento, que as empresas não demitam. Acho que demitir neste momento é levar desespero. Nós fechamos as 1.100 lojas um pouco antes (da determinação legal)”. 

“Saúde para nós sempre foi um ponto muito importante, e a gente pôs férias para a equipe mesmo antes de o governo antecipar as férias”. 

“A gente só não ficou com quem estava em regime de experiência. Mas a gente ofereceu R$ 1.000 para cada um. A gente está fazendo uma campanha para não demitir neste momento”, disse.

Luiza Trajano reforçou a defesa de que as medidas econômicas cheguem à ponta final do consumo – no caso, o consumidor – para ajudar a manter a economia ativa.

“No primeiro momento tinha claro que o dever era nosso (de manter os empregos). No segundo momento, nós nos juntamos à área econômica para ajudar a fazer as medidas (do governo)”. 

“A gente foi realmente, juntamos economistas, e a medida saiu segunda-feira passada”, disse.

“A gente estudou muito. A nossa luta, que eu falei com o secretário do tesouro, é que essas medidas têm que chegar na ponta. Essas medidas pegaram capital de giro, fundo de garantia, impostos, foi importante. Agora quero pedir para todo mundo pra fazer chegar na ponta (dos autônomos)”, acrescentou.


+ Economia