Contratados por perfil técnico são demitidos pelo mau comportamento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2018 às 12:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
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Levantamento aponta que desligamento das empresas acontece por conduta inapropriada

Nove em cada 10 profissionais
são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. É o que
aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento
para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

O estudo leva em conta as respostas de 1.400 executivos
de recursos humanos de janeiro até agosto deste ano, de empresas dos setores de
varejo, vendas, TI, propriedade e construção, marketing, finanças, engenharia e
RH.

De acordo com Renato Trindade, gerente da Page
Personnel, há muitos profissionais qualificados tecnicamente, com um currículo
repleto de bons cursos e atividades complementares, mas tanto repertório não é
suficiente para conquistar uma boa vaga. “O profissional precisa ter uma forte
inteligência emocional e buscar novas habilidades, como trabalhar em equipe,
respeito ao próximo, inspirar e desenvolver pessoas. Muitos executivos acabam
sendo atropelados pelo próprio ego e pagando um preço alto, muitas vezes
acarretando em demissão”, explica.

Renato Trindade elenca cinco alertas que os profissionais devem
considerar quando houver problemas desencadeados pelo lado comportamental:

Curva de aprendizado em declínio (alerta: baixo
desenvolvimento)

Quando foi a última vez que você adquiriu uma nova habilidade? Ou que
enfrentou um desafio real? Se você não tem se sentido estimulado ultimamente,
talvez seja melhor começar a pensar em um novo rumo para a carreira. Aprender
com o trabalho é extremamente importante.

Chances de promoção fora do radar (alerta:
estagnação)

Permanecer estagnado na mesma posição por muito tempo pode afetar a
satisfação e até a performance no emprego. Quando não há chance de promoção, as
pessoas tendem a ficar desmotivadas. Quando isso acontece, o trabalho se torna uma
obrigação. Trabalho é sempre trabalho, mas é possível e importante gostar
daquilo que se faz. Caso isso não seja uma opção, é outro sinal para sair de
onde está. 

Dificuldades para ser autêntico (alerta:
adaptação inviável)

Você evita falar o que pensa no trabalho? O ambiente é tão
engessado que você não consegue nem ter uma conversa relaxada com seus
companheiros de equipe? Suas ideias sempre são imediatamente descartadas?
Então, provavelmente, você já começou a se autossabotar. Quando paramos de ser autênticos,
os problemas vão começar a surgir.

Quando não há liberdade para
expressar minimamente as verdades, é muito difícil que haja uma boa combinação
até mesmo com a cultura da companhia. No longo prazo, as chances de a companhia
buscar alguém com perfil mais bem adaptado à realidade imposta é muito grande.
Falta de autenticidade prejudica inclusive o potencial de liderança. 

Problemas de saúde com frequência (alerta:
estresse e somatização)

Em casos mais sérios, o estresse ocasionado pelo trabalho
pode ser o gatilho para vários tipos de complicações de saúde. Desde problemas
de pressão até ataques de pânico e ansiedade, afetando de forma realmente
negativa o cotidiano. O estresse pode ser considerado como elemento comum de
qualquer rotina, até mesmo quando chega a níveis mais alarmantes.

Porém,
quando ataques de pânico e ansiedade se tornam comuns, infelizmente é sinal de
que não há outra alternativa. Não cabe julgamento, mas vale pensar em mudança.
Saúde é prioridade. E outro detalhe: sem saúde mental e física, não existe alta
produtividade. Quando as pressões externas refletem no corpo, ocorre o processo
de somatização, um vilão para a vitalidade. 

Dificuldades para se desligar dos
problemas (alerta: riscos à reputação)

Falar apenas sobre o trabalho pode ser um
sinal de problema. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal está cada vez
mais em foco no mundo corporativo, e com um bom motivo. Se você não consegue
tirar sua cabeça do local de trabalho, é provável que ele esteja demandando
muito de você. Todos falam sobre a carreira com amigos e família, mas há sempre
outros tópicos de conversa.

Além
disso, uma pessoa que não está conseguindo se livrar dos problemas pode estar
queimando a reputação perante colegas e gestores. Um profissional de alto nível
pode se tornar aos olhos mais próximos alguém com baixa capacidade de lidar com
crises. A reputação é um valor intangível, porém, crucial numa troca de
trabalho. Não existe networking sem boa dose de reputação.


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