Concurso INSS em análise no Planejamento para 7580 vagas e até R$10.616,14

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 10:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Solicitação de concurso é analisada pelo Ministério do Planejamento, com Edital podendo sair ainda este ano

Em breve o Instituto Nacional do Seguro Social poderá divulgar a abertura de novo concurso público (Concurso INSS 2018/2019). 

Acontece que o órgão solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nada menos que 7.580 vagas, distribuídas entre as funções de Técnico do Seguro Social (nível médio – 3.941 vagas), Analista – diversas especialidades (nível superior – 1.493 vagas) e Perito Médico (nível superior – 2.146 vagas).

Além da solicitação do certame, outra boa notícia veio do Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. 

De acordo com ele, existe a prioridade de realização de concurso do INSS. A carência no quadro de servidores do Instituto foi reconhecida pelo titular do Ministério a qual, inclusive, o órgão pertence.

Ainda segundo Osmar,  a expectativa é que novas vagas sejam autorizadas a partir do momento que o país registrar uma melhoria na arrecadação financeira. 

Além disso, ele afirmou que o concurso anterior, realizado entre 2015 e 2016, deverá ser concluído, antes que um novo certame seja autorizado. 

Lembrando que o último concurso tem validade até agosto deste ano. Nomeações dos cargos já estão acontecendo.

A expectativa pelo edital de concurso INSS 2018/2019 é grande. 

No último dia 23 de janeiro, o pedido teve avanços significativos no Ministério do Planejamento. 

Agora, a solicitação já está sendo analisada pela Assessoria Técnica e Administrativa do gabinete do ministro Dyogo Oliveira. 

O avanço ocorreu logo após o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Francisco Lopes, informar que reiterou ao Ministério do Planejamento a necessidade de que os pedidos de novo edital e de chamada de excedentes da seleção de 2015 sejam autorizados.

E se depender do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, essa será uma das seleções autorizadas pelo governo. 

No último dia 08 de janeiro, a solicitação do concurso foi recebida na unidade de gabinete do secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, um importante passo de análise de concursos.

Lembrando que no final do ano passado, o pedido de concurso contou com nada menos que 15 movimentações, demonstrando rapidez no processo de análise do certame.

Além das vagas solicitadas para o novo concurso do INSS 2018, o órgão pleiteou 8.968 vagas, a serem preenchidas através de aprovados do concurso vigente, referente ao Edital 01/2015. 

De acordo com o documento a autorização é esperado o provimento já em 2018.

Apesar de ter divulgado um concurso em 2015 com 950 vagas, o INSS conta com um déficit de nada menos que 19.221 servidores. 

Desse quantitativo, há a carência nos cargos de técnico (12.142), analista (2.299) e perito médico (1.630). 

O déficit no órgão ainda pode piorar com os 12.043 servidores que estão em vias de se aposentar. 

Se isso acontecer, conforme já apontou em auditoria o Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS deverá divulgar um novo concurso público para reoxigenar o seu quadro de servidores. 

Os dados citados são do balanço divulgado no ano passado pelo Portal Siape Net, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento.


+ Trabalho