Concurso de Redação da Defensoria Pública da União: inscrições seguem abertas

Concurso é aberto a estudantes da rede pública, que devem preparar redação de 20 a 30 linhas

Postado em: em Educação

As inscrições para o envio de redações ao 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União continuam abertas. O prazo final é no dia 09 de outubro e todos os projetos devem ser enviados pelo link abaixo.

As inscrições podem ser feitas aqui

O estudante da rede pública que deseja concorrer deve preparar uma redação de 20 a 30 linhas e enviar no formulário disponível no site. O concurso é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, incluindo EJA (Educação para Jovens e Adultos), adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e adultos em situação de privação de liberdade.

Neste ano, o tema será “Defender Direitos, Evitar Desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. A temática deve ser abordada de diversos temas, com especial atenção para promover debates a respeito da degradação do meio ambiente e seus efeitos para a sociedade, assim como uma reflexão sobre o acesso à justiça como meio de prevenção e reparação das consequências das catástrofes ambientais.

A intenção é que os professores trabalhem o tema com os alunos, incentivando o debate tanto no ambiente escolar como extraclasse, organizem e supervisionem a elaboração dos trabalhos escritos, que devem ser realizados em sala de aula. Para os participantes, o objetivo é despertar o interesse por temáticas relacionadas à educação em direitos e cidadania.

Ao todo são oito categorias de redação, e todas podem ser acessadas pelo edital do concurso.Entre os prêmios que serão entregues estão: tablets, câmeras digitais e auto- falantes. Na Categoria-Escola, os três estabelecimentos de ensino da rede pública, escolhidos pela Comissão Julgadora do Concurso, que desenvolverem as melhores atividades de sensibilização e mobilização escolar, em torno do tema do Concurso, receberão a premiação de R$ 10 mil reais cada um.

Acesse o edital


Artigos Relacionados