SP terá 21 candidatos por vaga a deputado estadual; para federal, serão 23

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2018 às 23:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tribunal Regional Eleitoral registrou 3,6 mil candidaturas, sendo duas dezenas delas de Franca

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo divulgou, nesta quarta-feira, que mais de 3,6 mil candidatos solicitaram o registro para concorrer a deputado estadual e federal. 

Com tanta gente concorrendo, a disputa promete ser acirrada para os dois cargos. Para deputado estadual, por exemplo, são 2012 candidatos a 94 vagas, o que dá uma proporção de 21 homens e mulheres na briga por cada cadeira na Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Franca entrará na briga com dez candidatos.

Para federal, São Paulo conta com 70, das 513 cadeiras em disputa na Câmara. Com o pedido de registro de 1606 candidaturas no TRE-SP, são quase 23 pessoas na briga por cada vaga, percentual compatível com muitos dos mais difíceis vestibulares do país.

Neste caso, Franca não fica atrás e terá 20 candidatos em busca de uma cadeira em Brasília. Esta quantidade, segundo analistas políticos da cidade, pode deixar a cidade e a microrregião sem representes, mais uma vez, na Câmara Federal.

A expectativa para este ano, porém, é que a campanha apresente condições mais igualitárias, uma vez que a Justiça Eleitoral limitou muito as ações dos candidatos, com o objetivo também de que não haja tanta diferença em razão do poderio econômico para gastos de campanha.


+ Política