Comunicação assertiva impulsiona conquistas na carreira profissional

Especialista do Senac Franca dá dicas de como melhorar a apresentação e garantir um entendimento claro

Postado em: em Trabalho

Problemas de comunicação estão relacionados com aumento de estresse no ambiente corporativo. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo The Economist Intelligence Unit, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, com mais de 400 pessoas em cargos executivos, de gerência e funcionários de companhias americanas. 

Nos resultados, 44% dos pesquisados afirmaram que falhas de comunicação causaram um atraso ou até o fracasso na conclusão de projetos. Um quarto dos executivos também disseram que os erros nessa área levaram ao não atingimento das metas. Ainda, 18% dos executivos responsabilizaram os mal-entendidos pela redução de aproximadamente 30% das vendas.

Saber se comunicar com clareza é fundamental em qualquer parte do mundo e interfere diretamente nas conquistas profissionais, de acordo com Júnior Campos, docente da área de comunicação do Senac Franca. “Liderar uma equipe, um projeto, uma sala de aula ou qualquer outra atividade requer habilidades para compartilhar informações de forma convincente e segura. Nesse ponto, a comunicação clara e eficaz é uma técnica imprescindível.”

Ainda segundo o profissional, quando o líder tem ou demonstra excesso de timidez para se expressar nas equipes, acaba transmitindo insegurança na comunicação, o que, na maioria das vezes, resulta em falta de convicção e persuasão. Mas a boa desenvoltura na apresentação oral de uma ideia não cabe somente aos cargos de gestão. 

Saber se comunicar de forma assertiva faz com que qualquer profissional ganhe tempo e facilite os processos, impulsionando as conquistas na carreira. “Por outro lado, quando existe o medo do julgamento e do erro, a pessoa se inibe e dificulta a comunicação, impedindo até que novas ideias e sugestões sejam apresentadas. Por exemplo, o nervosismo de um colaborador na hora de apresentar propostas aos líderes pode fazê-lo perder importantes oportunidades no universo corporativo, não ascender na carreira profissional ou ainda na vida pessoal”, orienta Júnior.

Para ajudar os profissionais nessa área, o especialista do Senac separou quatro dicas para uma comunicação eficaz:

- Aprenda a impostar a voz de acordo com o ambiente. Cada situação requer uma maneira de se posicionar. Tenha atenção para quem e como fala.

- Tenha autocontrole quanto à expressão corporal e gesticulação, para que fiquem adequadas à sua apresentação. Cuidado com exageros. Mexer em pulseiras ou relógio a todo momento, por exemplo, pode indicar nervosismo e falta de preparo.

- Seja conhecedor do assunto em debate: fale com segurança e, antes da apresentação, estude bastante sobre o tema e as novidades. Tenha domínio técnico.

- Amplie seu vocabulário constantemente, por meio de livros e conteúdo audiovisual.

Ponte para o sucesso

Há dois anos, Flávia Freitas, de 25 anos, investiu no curso Como Falar em Público, do Senac Franca, para vencer a timidez e melhorar a imposição de voz. Ela conta que o aprimoramento foi fundamental até durante as entrevistas de emprego. “Os recrutadores costumam avaliar sua segurança na fala e, logo depois que fiz o curso, enfrentei uma bateria de entrevistas. Minha confiança em falar ajudou muito.”

Hoje, já empregada, Flávia também sente que venceu a timidez e consegue organizar melhor as palavras na apresentação de ideias, sempre se adequando ao público em questão. “Vejo muitas pessoas com dificuldade em expressar algo, até por conta da timidez, e isso atrapalha no desenvolvimento da carreira. É importante saber se comunicar, falar bem. Para mim, aprimorar técnicas de comunicação foi essencial para as conquistas profissionais.”

Para os interessados em melhorar a comunicação verbal, o Senac Franca está com inscrições abertas para as capacitações Como Falar em Público e Comunicação Oral e Desinibição. As aulas iniciam a partir de julho. Mais informação no Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou pessoalmente na unidade.

Serviço:

Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações: www.sp.senac.br/franca .


Artigos Relacionados