Como entreter as crianças de maneira saudável e divertida durante as férias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de junho de 2016 às 17:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além das tradicionais brincadeiras, ainda é possível atribuir alguns afazeres domésticos

As ferias estão chegando e com ela a preocupação dos pais em como ocupar seus pequenos que ficarão o dia inteiro em casa sem atividade alguma.

Uma dica bacana é você começar a integrar seu pequeno (a) às atividades da casa e assumir pequenas responsabilidades, como regar plantas, alimentar animais, recolher o lixo, e compreender que, em uma casa, o importante é que todos cooperem, para que ninguém fique sobrecarregado, mesmo que se tenha em casa uma funcionária com essas funções.

Façam juntos um “Quadro de Rotina”, para que se estabeleçam as regras diárias da semana, e procure cumprir à risca aquilo que foi estabelecido, isso dará responsabilidade aos pequenos.

Procure ao máximo fazer atividades juntos, em família, e não se esqueça que brincar promove a socialização, integração e a noção de cooperação na criança, além de desenvolver os aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo, de extrema importância para o equilíbrio de todos.

Caso precisa de algumas ideias aqui vai uma lista de brincadeiras tradicionais no Brasil, é só escolher algumas:

.

  • 1 Cada macaco no seu galho

Um participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos vão girando a roda. Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho!”, eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada, etc.). Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador.

  • 2 Foguinho

Escolher dois participantes para girar uma corda para um terceiro pular. Enquanto giram a corda, cantam “Salada, saladinha, temperada com sal, pimenta, fogo, foguinho!”. Quando pronunciar a palavra “foguinho” chacoalha a corda bem rápida, até a pessoa que está pulando esbarrar nela.

  • 3 Mãe da rua

Traça-se uma linha no chão, em cima da qual ficará um participante, que será a mãe da rua. Ele poderá se mover somente em cima da linha. Os participantes ficarão de um lado do campo e, dado o sinal, deverão passar para o outro lado cruzando a linha. Quem a mãe da rua tocar estará pego. Depois, repete-se até que sobre somente um participante, que será o vencedor.

  • 4 Morto vivo

Os participantes ficam em fileira e um é escolhido para ser o mestre. Quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham; quando gritar “vivo”, os participantes ficam em pé e levantam os braços. E assim ele vai alternando, acelerando e reduzindo a velocidade. Quem errar sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, vence.

  • 5 O mestre mandou

Escolher um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.