Como ensinar aos filhos a importância de doações de roupas ou brinquedos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2019 às 10:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pedir a ajuda do seu filho para selecionar os itens para doar valoriza o espirito solidário desde cedo

As crianças cresceram muito no último ano, e alguns calçados e roupas ficaram pequenos e desconfortáveis? 

Esses são itens fáceis de serem deixados de lado. Os pais podem separá-los para doação sem muita discussão, pois os pequenos em geral não sentem falta dessas peças.

É provável que a mãe queira guardar uma roupa de um dia especial ou o minúsculo par de sapatos com que o filho deu os primeiros passos.

Isso é perfeitamente justificado. Mas não podemos guardar todos os vestidinhos, camisas ou qualquer outro item do guarda-roupa. 

Abrindo espaço para novidades

Está na hora de fazer uma boa arrumação e abrir espaço para as coisas novas. Uma conversa com os filhos sobre como uma roupa em bom estado mas que não cabe mais pode servir para outra criança mais necessitada é muito apropriada nesse momento.

No entanto, quando o assunto é brinquedo, essa não é uma tarefa tão simples, pois o vínculo da criança com esse objeto é muito maior.

Por isso, é importante respeitar os itens preferidos, aqueles que são levados de um lado para o outro, de grande valor sentimental.

Da mesma forma que os adultos têm preferência por determinada peça do enxoval do bebê, as crianças têm verdadeira paixão por alguns brinquedos. 

Respeitar esse vínculo e permitir que elas escolham o que vai ser doado é uma forma eficaz de estimular a solidariedade e o sentimento positivo em relação a essas doações.

Escolhendo ocasiões especiais

Algumas ocasiões como Dia das Crianças e Natal são propícias para cultivar o desapego e ensinar a importância da doação de brinquedos ou roupas que já não servem ao seu filho.

Mas, se não der tempo de arrumar o armário nessas ocasiões, não tem problema. 

A qualquer momento você pode fazer doações em organizações religiosas, orfanatos, hospitais, e, sempre que possível, com a participação da criança.

É importante que ela perceba o valor do que está fazendo e fortaleça seu espírito de caridade. Assim, ela ganha e outras crianças também.


+ Comportamento