Comissão aprova emenda que obriga bafômetro ao redor de estádios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de junho de 2019 às 13:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deputados liberam bebidas nos estádios, mas emenda manda fiscalizar motoristas com o bafômetro

​O projeto de Lei 1.363/2015 de autoria do deputado Itamar Borges (MDB), que dispõe sobre a autorização, comercialização, propaganda e consumo de bebida alcoólica em eventos esportivos nos estádios de futebol e arenas esportivas localizadas no estado, recebeu uma nova emenda, que foi deliberada na reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

A emenda obriga a fiscalização, através de blitz do bafômetro, no entorno de estádios de futebol e arenas esportivas. 

Os parlamentares foram favoráveis à emenda 1, do deputado Wellington Moura (PRB), presidente da comissão, na reunião realizada na quarta-feira (12/6), no auditório Paulo Kobayashi. 

“É uma forma de conscientizarmos que bebida e direção não devem se relacionar”, explicou. 

A emenda teve o apoio de 22 deputados. O autor justifica que a iniciativa visa prevenir acidentes automobilísticos na saída dos campeonatos.

“Queremos assegurar a vida dos torcedores e terceiros, eventuais vítimas da irresponsabilidade de pessoas alcoolizadas”, concluiu 

Para o deputado Arthur do Val, a prevenção de acidentes automobilísticos deve estar presente em todos os estabelecimentos que permitem o consumo de bebidas alcoólicas.

“Se queremos evitar acidentes, devemos proibir o consumo dessas bebidas, principalmente em baladas que geralmente é onde ocorrem mais brigas”, disse. 

O parlamentar posicionou-se contrariamente à emenda e justificou: “pode até ser bem intencionada, porém é impraticável. Nossos recursos são limitados, não temos policiais, viaturas e bafômetros infinitos, sendo assim não devemos obrigar essa fiscalização por ser impossível de praticá-la”. 

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Alex de Madureira, Carla Morando, Castello Branco, Delegado Olim, Dirceu Dalben, Marcio da Farmácia, Paulo Fiorilo, Ricardo Mellão e Roberto Engler


+ Trânsito