Combate ao trabalho infantil da Vara Trabalhista de Franca é levado ao 15º TRT

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de setembro de 2017 às 10:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Juíza Eliana Alves Nogueira, da 2ª Vara do Trabalho de Franca participou do encontro em Americana

As experiências dos Juizados Especiais da Infância e Adolescência (JEIA) do TRT-15, especificamente do Fórum Trabalhista de Franca e da Circunscrição de Campinas no combate à exploração do trabalho infantil, foram abordadas nesta segunda-feira, dia 28/8, em Americana, no Primeiro Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho do Adolescente do município. 

Promovido pela Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano (SASDH), o evento reuniu cerca de cem participantes no auditório da Escola Senai “Professor João Baptista Salles da Silva”.

A juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira, titular da 2ª Vara do Trabalho de Franca e responsável pelo JEIA local, apresentou dados estatísticos do município, que matinha elevado índice de alvarás para trabalho infantil. 

A magistrada descreveu as ações adotadas em rede que contribuíram para uma maior conscientização. 

“Mudamos essa situação através da realização de audiências coletivas com adolescentes e seus pais, bem como encaminhamento dos jovens em situação de vulnerabilidade social para um curso de pré-aprendizagem realizado pelo sistema S, com vagas gratuitas, e posteriormente encaminhamento dos jovens para cursos específicos”. 

Dessa forma, contou a juíza, os pais passaram a procurar mais a Justiça do Trabalho, por conta dos encaminhamentos feitos, reduzindo os pedidos de autorização para o trabalho infantil.

Coordenadora do JEIA da Circunscrição de Campinas, a juíza Camila Ceroni Scarabelli (da 1ª VT do município) explicou sobre o programa nacional de erradicação ao trabalho infantil da Justiça do Trabalho e a atuação regional por meio de um comitê específico no âmbito do TRT-15 que busca elaborar estudos e apresentar propostas de ações a serem desenvolvidas na luta pela erradicação ao trabalho infantil, resultando na criação de dez JEIAS.

A magistrada também discorreu sobre a atuação extrajudicial do JEIA-Campinas, com foco no diálogo interinstitucional, visita a entidades promotoras de aprendizagem e colaboração na implementação de políticas públicas, educação para prevenção e conscientização social na circunscrição, composta por 79 municípios, incluindo Americana, que conta com 15 empresas parceiras para a inserção de jovens no mercado de trabalho. 

“Nosso diferencial envolve a educação para os jovens, atraindo-os em visita guiada ao JEIA para conhecerem o funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista e o papel importante que exerce na garantia de direitos trabalhistas”, evidenciou. Os adolescentes assistem a uma audiência e obtém noções de cidadania.

Também participaram do Fórum o secretário municipal de Ação Social, Walter Veneciano; a coordenadora do PETI em Americana, Odilamar Lopes Mioto; o coordenador pedagógico do SENAI, Rogério Aparecido Silva; além de conselheiros tutelares, representantes de secretarias municipais, dos Conselhos Municipais e representantes das OSCs – Organizações da Sociedade Civil, entre outros participantes e convidados.


+ Justiça