Com comitiva recorde, Franca participa dos Jori de Matão com 96 pessoas

Atletas da terceira idade defenderão Franca a partir do dia 21 de agosto na 23ª edição dos Jori

Postado em: em Esportes

Os pacientes e demais usuários, que passaram pela Unidade Básica do Jardim Guanabara, região Norte, na última sexta-feira, 16 de agosto, se surpreenderam com o volume de pacientes que aguardavam atendimento, todos eles acima de 60 e até 90 anos.

Eram os ‘atletas do passado’ que, atualmente representando a faixa da terceira idade, defenderão Franca a partir do próximo dia 21 de agosto na cidade e Matão, na 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori).

Eles compareceram nessa UBS para o derradeiro exame médico de capacitação para atividade física, dentro da rotina dos demais serviços ali oferecidos.

Franca estará com uma comitiva recorde nesse evento, formada por 96 pessoas entre atletas e dirigentes, com nomes novos como Maurício Domingos, de 62 anos, revelação do atletismo, Aurora Barreto e Maria Helena, também recém descobertas no atletismo. Luizão Mulato, com seus 82 anos, ao lado da esposa também era só alegria junto com Nenê Paulista e Luizinho Geron, outros ícones do vôlei adaptado masculino e os demais companheiros de vôlei adaptado para mais essa participação especial.

De acordo com a coordenadora do grupo de idosos de Franca, professora Júlia Cortez Ribeiro, as disputas acontecerão em duas faixas etárias, 60 até 69 e acima de 70 anos. Franca estará presente no masculino e feminino com as modalidades de atletismo, buraco, tênis de mesa, coreografia e vôlei adaptado; no feminino dama; masculino bocha, natação e malha. A equipe deve viajar na manhã de quarta-feira, dia 21.

Participantes

 A 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) será de 20 a 25 de agosto, compreendendo essa a sexta etapa. É uma realização conjunta da Prefeitura de Matão e sua Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude e Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual de Esportes.

Os participantes disputarão em sete categorias diferentes, divididas por faixa etária, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. O regulamento prevê participação de idosos a partir dos 60 anos de idade.

Os Jori é desenvolvido para incluir e valorizar a terceira idade com atividades esportivas, além de proporcionar saúde e bem-estar aos idosos. Por 5 anos, a organização e coordenação foram supervisionadas pelo Fundo Social, envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. Mas, em 2019, estas atribuições ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Deverão estar presentes 57 cidades e cerca de 2,5 mil atletas.


Artigos Relacionados