Com a nota do Enem, os candidatos poderão concorrer às vagas do Sisu

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 16:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Só podem concorrer a uma das vagas oferecidas estudantes que participaram dos dois dias do Enem

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é possível os estudantes se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma do Ministério da Educação (MEC) permite que os estudantes informem duas opções de curso superior.

É por meio do Sisu que os participantes do Enem podem pleitear uma vaga nas instituições de ensino. O sistema substituiu os antigos vestibulares feitos individualmente por universidade e oferece, para o primeiro semestre de 2019, um total de 235.476 vagas de 130 instituições de todo o país.

As inscrições no Sisu começam nesta terça-feira e vão até as 23h59 desta sexta. Só podem concorrer a uma das vagas oferecidas estudantes que participaram dos dois dias do Enem 2018, ou seja, que compareceram às provas nos dias 4 e 11 de novembro do ano passado. 

Outra exigência é não ter zerado a prova de redação do exame. Nesta edição do Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 112.559 candidatos zeraram a prova.

O primeiro passo é fazer uma inscrição, informando os dados solicitados. Depois, se tiver participado dos dois dias do Enem e não tiver zerado a redação, vai escolher as duas opções de curso. Podem ser duas opções iguais ou distintas, ou seja, ele pode optar por medicina e medicina (sendo a segunda escolha diferente em relação ao turno ou à instituição, por exemplo) ou medicina e letras, por exemplo.

O estudante deve indicar o curso, a instituição de educação pleiteada, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência (livre ou cotas). Diariamente, durante o período de inscrição, o sistema se encerra e abre na manhã seguinte mostrando a classificação dos candidatos aos cursos pretendidos. 

Com isso, o candidato consegue monitorar as notas de corte e ver se a sua nota é suficiente para ingressar naquela opção escolhida; Ele tem até o último dia da inscrição para mudar as escolhas.

No entanto, antes de fazer as escolhas pela nota de corte, o estudante deve avaliar os cursos que realmente querem fazer e as universidades que realmente cursariam, levando em conta distância da instituição e se pode se mudar para outro estado para estudar, por exemplo. Os que conseguirem a vaga devem se matricular na instituição entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.


+ Educação