Com 40 mil atendimentos anuais, Hospital do Câncer de Franca celebra 18 anos

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de janeiro de 2020 às 14:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da verba repassada pelo SUS, a instituição mantém seu sustento através de campanhas e doações

O Hospital do Câncer de Franca está comemorando 18 anos nesta segunda-feira, 06 de janeiro.

São 18 anos de atividades prestando atendimentos em Franca e para mais 20 cidades da região, o que contabiliza 40 mil atendimentos anuais entre consultas e sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, mantendo atualmente cerca de 1,5 mil pacientes em tratamento, desde recém-nascidos até adultos.

Um pouco da história

Fundado em 6 de janeiro de 2002, o Hospital do Câncer de Franca é a Unidade Hospitalar Oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca – que engloba ainda o Hospital do Coração e administra os AMES Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas – visando oferecer tratamentos específicos e mais comodidade para pacientes que sofrem com o câncer.

Setor de Quimioterapia Infantil do HC de Franca

Segundo o presidente voluntário do Hospital do Câncer de Franca, Tony Graciano, os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano. Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês.

Tecnologia

Construído inicialmente numa área de 1.300 metros quadrados, o Hospital do Câncer de Franca, precisou ampliar rapidamente suas instalações, para continuar proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes, e hoje é comparado aos grandes centros oncológicos do país.

Mantendo uma equipe médica altamente especializada e técnicos capacitados, o hospital atende a população com serviços de excelência, em Quimioterapia, Radioterapia (acelerador linear com tecnologia de ponta Multileafs, uma das primeiras unidades adquiridas no Brasil, que proporciona maior precisão na aplicação de radiação e melhor qualidade de vida para o paciente), Braquiterapia (radioterapia invasiva), Hormonioterapia, Eclipse (ou Sistema de Planejamento Conformacional) e o Aparelho de Ortovoltagem, entre outros, proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes. 

Radioterapia - Acelerador Linear Multi Leafs - Unidade Oncológica

Dispõe ainda, de uma estrutura de apoio multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, medicina nuclear e reabilitação, que envolve amplo trabalho na área de fisioterapia, essencial à plena recuperação do paciente nas etapas do pós-operatório e durante o próprio tratamento. 

Após diversas ampliações conta hoje com uma infraestrutura moderna e bem equipada, organizado em várias alas como Quimioterapia (Pavilhão Rionegro & Solimões), Radioterapia (Pavilhão Luiza Trajano Donato), alas do Centro de Reabilitação e de Educação e Promoção Social (Pavilhão Onofre de Paula Trajano). 

Planos futuros

As metas futuras miram sempre o aumento e aprimoramento da estrutura para atender a população de Franca e dos 21 municípios adjacentes que dependem fundamentalmente do Hospital do Câncer de Franca e do Complexo Hospitalar, que é um grande patrimônio comunitário, pois constantemente recebe apoio da comunidade em suas campanhas para captação de recursos que são investidos sempre na melhoria da instituição.

Central de Doações do HC de Franca

Além da verba repassada pelo SUS, o Hospital do Câncer de Franca mantém seu sustento através de campanhas realizadas durante todo o ano na cidade, através de empresas parceiras solidárias como o Grande Leilão (da JP Leilões), Estrela Solidária (da Padaria Estrela), Assescofran, Baile da Maçonaria (das Lojas Maçônicas de Franca), Lions Club Franca, Rotary Club de Franca, entre outras – além de contribuições particulares de cerca de 15 mil pessoas que contribuem mensalmente com a Central de Doações.

Para ajudar, basta fazer sua doação pelos canais disponíveis: 

. Central de Doações : (16) 3712-3093 

. Depósito em Conta: C/C – 2.004.834-3  /  Banco – 756 Sicoob

   Agência – 4321 / CNPJ 47.969.134/0003-40 

. Site: http://www.santacasadefranca.com.br/doacoes


+ Saúde