Claudinei pode retirar sua candidatura à presidência da Câmara de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 10:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador do PSB teria votos necessários para se tornar vice-presidente da Câmara

​Até meados de novembro, a eleição de Claudinei da Rocha (PSB) para a Presidência da Câmara era tida como certa. Um acordo, assinado por oito vereadores no começo do ano, havia traçado essa diretriz. Mas, na política, nada é concreto até que aconteça.

Uma reviravolta foi causada pelo governo, que não queria que Claudinei, antes base de Gilson de Souza (DEM) e agora persona non grata em seu gabinete, fosse eleito para a chefia do Poder Legislativo.

Foi iniciada uma articulação para a escolha de um nome da base, que contava então com sete vereadores: Donizete Mercúrio (PSDB), Carlinho do Petrópolis (PMDB), Arroizinho (PMDB), Nirley de Souza (PP), Corrêa Neves Júnior (PSD), Ilton Ferreira (DEM) e Pastor Otávio (PTB).

Chegou-se à conclusão que, de todos, somente Donizete teria condições de agregar pelo menos mais um voto que faltava, e isso aconteceu com Della Motta (Podemos), que teria se comprometido a votar no colega.

Depois, um acerto entre o governo e o também tucano Tony Hill (PSDB) aumentou ainda mais o grupo, que passou a contar com nove vereadores dispostos a votar em Donizete, que cumpre o seu terceiro mandato.

Com o cenário praticamente definido, Claudinei da Rocha poderá, na quinta-feira, abrir mão de sua candidatura, mas não anunciará nada antes da votação. Porém, o PSB tem chances de continuar com força na Mesa Diretora.

Uma reunião entre os vereadores, na manhã de hoje, pode resultar na escolha de Claudinei como vice-presidente. Do grupo que apoia Donizete, pelo menos dois estariam propensos a votar nele – e não em Carlinhos Petrópolis (PMDB), como quer o governo. Seria uma compensação pela retirada da candidatura à Presidência da parte de Claudinei.


+ Política