Violonista Claryssa Pádua faz show gratuito dia 19, na Casa da Cultura de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 01:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Integrante da premiada Camerata de Violões de Campinas, ela é natural de Franca e passou pela EMIM

​Confirmado essa semana pela Divisão de Cultura da Prefeitura para o próximo dia 19 de dezembro, a partir das 20 h, o show gratuito com a violonista Claryssa Pádua, uma jovem com trajetória vitoriosa no mundo musical depois dos primeiros passos dados na EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical). 

Ela estará na Casa da Cultura e do Artista Francano, apresentando um repertório baseado nos Nuevos Estudios Sencillos – conjunto de dez pequenas peças do compositor cubano Leo Brouwer (1939).

Nesse conjunto são prestadas homenagens a distintos compositores, abrangendo desde os períodos Clássico-romântico ao moderno. 

Serão ainda mostradas obras para violão de renomados compositores, como Manuel de Falla (1876-1946), Agustín Barrios (1885-1944), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Alexandre Tansman (1897-1986).

Sobre a artista

Natural de Franca, Claryssa Pádua é uma das violonistas de maior destaque de sua geração. 

É Mestre e Bacharel em Música, com ênfase em Violão Erudito, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Licenciada em Educação Musical pela mesma instituição.

Iniciou seus estudos musicais aos oito anos na EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical de Franca), passando pelo Núcleo Musical Lucia Garcetti e pela Academia de Violão José Marques, onde concluiu o curso técnico com o professor José Marques.

Após o ingresso na universidade, em 2008, teve como principais mestres os renomados professores de violão Jonathan Leathwood (University of Denver-EUA), Edelton Gloeden (USP-SP) e Fabio Scarduelli (UNICAMP). 

Atua como solista, camerista, educadora musical, produtora cultural e pesquisadora, tendo como foco a área de Musicologia e Práticas Interpretativas. 

Apresenta-se constantemente em recitais com formato didático em salas de concerto e teatros no Brasil e no exterior, tendo passado por países como Chile, Uruguai e Estados Unidos. 

É integrante da premiada Camerata de Violões de Campinas, octeto de violões considerado um dos principais do gênero no Brasil.

Recentemente, Claryssa regressou dos Estados Unidos, onde estudou Práticas Interpretativas com o professor Jonathan Leathwood, na Lamont School of Music – University of Denver, CO, tendo participado também de aulas de música de câmara ministradas pela renomada violonista Laura Husbands. 

Outras informações podem ser obtidas no tel. 3721-8692, Casa da Cultura e com a própria artista no tel. 99176-1678. O local fica na Praça Carlos Pacheco, centro, em frente ao Cemitério da Saudade.


+ Cultura