Claretiano em Batatais recebe notas máximas do Ministério da Educação

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 19:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As avaliações vão desde autorização de novos cursos a reconhecimento de cursos já em andamento

Uma boa notícia para quem quer fazer um curso superior em 2019. O Claretiano – Centro Universitário de Batatais, que oferece educação a distância (EaD) em Polos de Apoio Presencial em todo o Brasil em 2018 foi avaliado por diferentes Comissões do Ministério da Educação (MEC). E, após um processo rigoroso estruturado a partir da análise de documentos e de reuniões com dirigentes, gestores, coordenadores de cursos, professores, tutores, alunos, egressos e funcionários, supervisionado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o MEC conferiu sete notas máximas ao Claretiano, as notas variam em uma escala de um a cinco. As avaliações foram para credenciamento e recredenciamento institucional, para autorização de novos cursos e para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos já em andamento.

O Claretiano – Centro Universitário de Batatais foi recredenciado com nota máxima. O resultado comprova a qualidade da formação oferecida pela Instituição, que continua autorizada a oferecer cursos de graduação e pós-graduação – nas modalidades presencial e a distância – em Unidades e polos do Brasil e do exterior. Além das avaliações para credenciamento e recredenciamento, o Claretiano recebeu ainda outras Comissões do Ministério da Educação, para avaliar a autorização da abertura de novos cursos, bem como o reconhecimento de cursos em andamento.

Nesse contexto, com a confirmação da excelência de sua infraestrutura pedagógica e gestacional, de seu corpo docente e de sua infraestrutura de laboratórios, biblioteca e demais espaços de aprendizagem, a Instituição obteve nota máxima no curso de Direito, em Batatais. Paralelamente, em Batatais (SP), o curso de Terapia Ocupacional passou por renovação de reconhecimento, tendo também alcançado nota máxima perante o Ministério da Educação.

Já o Claretiano – Faculdade de Rio Claro recebeu o credenciamento como Centro Universitário. Ao alcançar a nota máxima, a Instituição conquistou autonomia para oferta de cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Outra ótima notícia foi o credenciamento do Claretiano – Faculdade de Boa Vista, em Roraima. Presente na cidade há 10 anos como colégio de Educação Básica e como polo de educação a distância, a Instituição recebeu nota máxima em seu credenciamento como Faculdade e, assim, conquistou o direito de oferta de cursos de graduação na modalidade presencial.

Ressalta-se ainda que, na escala de cinco níveis estabelecida pelo MEC, o Claretiano atingiu quatro – o que configura uma ótima nota – nas avaliações de autorização e reconhecimento dos cursos de Filosofia e Enfermagem, em Batatais (SP), e Biomedicina e Enfermagem, em Boa Vista (RR).

Alunos do Claretiano: maiores notas no ENADE

Além das Comissões in loco para credenciamento e recredenciamento institucionais, e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) conta ainda com uma avaliação realizada por alunos matriculados nos cursos de graduação: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Contando atualmente com mais de 60 cursos de graduação e 90 de pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, o Claretiano sustenta há seis anos consecutivos, de acordo com os resultados constatados pelo ENADE, o posto de melhor Faculdade de Educação a Distância do Brasil.

As conquistas do Claretiano – Rede de Educação, ao longo de 49 anos de oferta da educação em nível superior, são fruto de sua Missão e Projeto Educativo, de sua Carta de Princípios, e da ação de cada membro de sua comunidade educativa no compromisso de educar com seriedade e eficácia, capacitando “[…] a Pessoa Humana para o exercício profissional e o compromisso com a vida”.


+ Cidades