Clara Schumann – 1819- 1896 GRANDE MULHER!

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 8 de março de 2017 às 09:50
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pianista/compositora MÃE de 7 filhos

Mulher admirável!

Mãe! Amorosa!

Nascida Clara Wieck, seu pai foi seu professor de piano, extremamente exigente.

Quando Clara tinha 5 anos de idade seus pais se separaram e o pai ficou com a guarda da menina. Deu-lhe aulas de música e de piano de forma intensa. Aos 13 anos de idade ela começa a dar concertos pela Europa. 

O pai sonhava para a filha uma carreira solo brilhante.

Clara conhece Robert Schumann ( de quem iniciamos um breve artigo na semana anterior deixando para nos estendermos um pouco mais aqui) .

O pai não permite o casamento, ele era muito mais velho que ela. Mas eles procuram na Justiça o direito de se casarem.

O filme SONATA DE AMOR conta a maravilhosa história deste casal e também do amigo deles, JOHANNES BRAHMS que foi uma pessoa extremamente importante em suas vidas.

Clara então, uma pianista maravilhosa, casa-se com um compositor também de talento extraordinário e constituem família. Um total de 7 filhos. Foi então que apareceu Brahms que foi pedir aulas a Schumann, que lecionava sobre Composição. E Brahms perguntou qual serviço ele poderia fazer em troca das aulas. E neste momento ganhou o ‘ cargo ‘ de mordomo da casa , com a tarefa de ajudar a criar os filhos do casal.

Que sintonia tiveram estes 3 maravilhosos expoentes da música !!!

Robert Schumann começa com seus problemas de saúde e Clara se dedica a estudar a música do marido para dar concertos pela Europa divulgando-o.

Schumann , inconformado com a falta de destreza do 4º dedo, resolve imobilizar o 3º dedo para que o quarto seja mais ativo e causa uma lesão em sua mão, irreversível.

Clara então, com 7 filhos, estuda piano dia e noite entre as mamadas, banhos, fraldas, papinhas … as notas musicais .

Quando apareceu BRAHMS, tudo ficou mais fácil para ela.

Em segredo Brahms amou esta mulher num amor platônico , sincero e dedicado. Cuidou de seus 7 filhos para que ela pudesse dar concertos pela Europa divulgando a música do marido, que então estava internado num sanatório, considerado louco.

Clara Schumann foi um ícone para sua época . Uma mulher que teve um pai que enxergou nela o seu talento e a fez estudar freneticamente e ela agarrou a oportunidade. Digamos que a música iluminou sua vida !

Amou o marido até depois de morto e guardou sua fidelidade a ele até sua morte.

 

Clara Schumann deu concertos até ficar bem de idade.

Sua principal missão era divulgar a música de sua amado marido Robert.

7 de maio – aniversário de nascimento de Brahms  ( deixo um link da música que BRAHMS compôs para Julia, a filha do casal que não conseguia dormir e ele então compôs esta Canção de Ninar) .

8 de Maio – dia das mães … VIVA CLARA SCHUMANN ESTA MÃE INCRÍVEL !

Não posso deixar de colocar 3 links de vídeos deste trio incomparável da História da Música.


+ zero