Cinco frutas para dar um gás na sua performance. Mas veja as restrições

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 19:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sabendo escolher e não restringindo a apenas esse tipo de alimento, é possível ter ganhos impressionantes

Celebrada pela primeira vez em 2006, no livro “A Dieta 80/10/10”, do norte-americano Douglas Graham, a dieta composta exclusivamente de frutas já conquistou legiões de devotos — entre eles esteve Steve Jobs, o criador da Apple. 

O regime caiu nas graças dos esportistas depois que o ultracorredor e “frutariano” Michael Arnstein, de 41 anos, ganhou a Javelina Jundred Ultramarathon, no Arizona (EUA), em 2014.

“Desde que passei a me alimentar só com frutas, tenho me sentido cada vez melhor”, conta Michael. Entre outros atletas que seguem alguma versão dessa dieta, está o corredor jamaicano e campeão mundial Yohan Blake, que atribui seu sucesso nas pistas a uma dose diária de 16 bananas.

Claro que há muitas razões para não se pular de cabeça nesse modismo. Em primeiro lugar, alimentar-se só com frutas é uma dieta cara (pressupondo-se que seu cardápio vá além de bananas). 

Porém o mais assustador é que alguns estudos relacionaram o excesso de frutose, substância abundante nas frutas, ao câncer pancreático — doença que matou Steve Jobs. 

Além disso, uma dieta exclusivamente de frutas pode levar a falhas nas taxas de ferro, zinco e vitamina B2 do corpo. 

Mas há cada vez mais evidências de que altas doses das frutas certas podem ser uma incrível fonte de energia — desde que não sejam a única.

Frutas para melhorar a performance

CEREJA

Pesquisadores dizem que tomar 1 1/2 xícara de suco de cereja duas vezes por dia na semana anterior a uma prova de longa distância minimiza as dores musculares. Isso graças às antocianinas da fruta, que são anti-inflamatórios naturais.

UVA-PASSA

cientistas descobriram que comer duas caixas pequenas de passas 45 minutos antes do exercício oferece a mesma energia extra que os géis esportivos.

BLUEBERRY (ou MIRTILO)

Segundo um estudo, comer cerca de 1 1/3 xícara diária de blueberry (também conhecida como mirtilo) reduz o estresse oxidativo. Além disso, aumenta a capacidade do corpo de combater inflamações após uma sessão de exercícios.

BANANAS

Bananas maduras são tão eficientes quanto as bebidas esportivas doces para reabastecer o corpo durante o exercício. Coma uma banana média antes da atividade física e meia banana a cada 15 minutos durante o treino.

LARANJA

Laranjas têm muita vitamina C, o que ajuda o corpo a absorver o ferro, substância fundamental para o transporte de oxigênio nos músculos. Acrescente à sua dieta uma laranja antes e outra depois do exercício.

Fonte: Go Outside.


+ Nutrição