Cientistas descobrem uma molécula que pode por fim ao mal de Alzheimer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de novembro de 2019 às 19:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estima-se que a descoberta possa trazer com ela novas possibilidades de tratamento e diagnóstico da doença.

Uma equipe de investigadores do Instituto Europeu de Pesquisa do Cérebro da Fundação Rita Levi-Montalcini, na Itália, descobriu uma forma de atrasar ou mesmo de impedir o aparecimento da doença de Alzheimer – o tipo mais comum de demência, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo um estudo publicado no periódico científico Nature, foi detetada uma molécula que rejuvenesce as células cerebrais, bloqueando desta forma a doença de Alzheimer logo na primeira fase.

A molécula em questão, o anticorpo A13, estimula o nascimento de 

O que é a doença de Alzheimer?

De acordo com informações disponibilizadas, a doença de Alzheimer, de instalação insidiosa e progressão lenta, afeta, primeira e predominantemente, a memória episódica

Ou seja, o doente começa por ter dificuldades em lembrar-se de fragmentos recentes da sua vida (onde coloca os objetos, os recados, o que comeu no dia anterior, em que dia do mês está).

Quais os sintomas da doença de Alzheimer?

As memórias mais remotas resistem melhor, mas acabam também por se perder ao longo da doença. 

Ao defeito de memória vão-se juntando lentamente outros sintomas característicos da doença de Alzheimer:

– começa a haver dificuldade em reconhecer pessoas;

– o discurso torna-se cada vez mais pobre e entrecortado à procura de palavras;a orientação em espaços fica cada vez mais difícil;

– com o tempo começam também a surgir as primeiras alterações do comportamento, sendo frequentes as alucinações visuais e a atividade delirante (o doente achar que o roubam ou perseguem), resultando em agitação e agressividade.

Este conjunto de dificuldades aumenta até ser suficiente para a pessoa deixar de viver de forma autônoma, tendo que ser ajudada em tarefas antes realizadas de forma natural como cozinhar, vestir-se, lavar-se, lidar com eletrodomésticos ou dinheiro.

OMS


+ Ciência