Cidades da região de Passos já registraram 153 casos prováveis de dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 08:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Região já registrou 10,88% de todos os casos de dengue em Minas

C​idades atendidas pela Regional de Saúde de Passos (MG) estão em alerta por causa da grande quantidade de casos prováveis de dengue. Cinco municípios tem 153 casos prováveis, praticamente 90% de todos os registros da região. 

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, o Sul de Minas já registrou neste ano 171 casos prováveis de dengue, 10,88% de todos os casos do estado. A maioria deles estão em cidades atendidas pela Regional de Passos.

Em São Sebastião do Paraíso (MG), por exemplo, a dificuldade ainda é conseguir entrar nos imóveis. 

A alternativa tem sido aplicar o inseticida nas ruas e nos quintais onde os agentes têm acesso. O produto não faz mal à saúde, mas requer cuidados.

“A orientação é tirar as roupas do varal, pássaros em gaiolas, colocar dentro da casa e ficar fora do veneno. Ou ficar do lado de fora na rua, ou no cômodo dentro de casa”, explica o supervisor de área, Wilson Fernandes.

Passos tem o maior número de casos até agora da região: 114. A cidade já registrou uma morte e a situação no município já é considerada epidemia. 

São Sebastião do Paraíso, que tem 54 casos suspeitos, aparece logo depois. A preocupação é que um novo vírus da dengue, chamado de Virus 2, possa estar circulando na cidade.

“Com certeza a doença vem um pouco mais forte por conta da viremia que o vírus causa no organismo, então a doença vai se manifestar de várias formas, levando em consideração o estado anterior da pessoa, se tiver uma com morbidade, algum idoso”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez.

Em 2015, São Sebastião do Paraíso viveu uma epidemia. Foram mais de 1,6 mil casos notificados, mas na história da cidade, nunca ninguém morreu por dengue. Neste ano, o levantamento rápido do Aedes aegypti apontou um índice de 9.3. Ou seja, a cada 100 imóveis, nove tem larvas do mosquito da dengue.

“Foi um aumento muito grande do número de casos suspeitos, então a gente já trata em estado de alarme como um surto provável da doença, e a gente trabalha com intensificações hoje nas áreas de maiores riscos”, diz a coordenadora.

O Lira também apontou que o quintal continua sendo o lugar onde as larvas são mais encontradas. É onde a água pode acumular diariamente, mesmo mantendo todo o cuidado.

“A gente tem um pouco ainda de casas que são recusadas, de moradores que não deixam a gente entrar, casas fechadas que a gente não consegue localizar os moradores, então a gente tem ainda um receio da população, mas a gente sabe que só consegue controlar a dengue com o apoio da população”, completou a coordenadora.

As outras cidades da Regional de Saúde de Passos que já tem casos prováveis de dengue neste ano são Capetinga, São João Batista do Glória e Itaú de Minas. Em toda a região, há registros em 15 cidades.


+ Saúde