Cidade italiana, perto da Costa Amalfitana, paga aluguel para você morar lá

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 00:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os recém-chegados vão receber cerca de 700 reais por mês, pelo custo de alugar uma casa vazia, por dois anos

A​gora, uma cidade italiana paga aluguel para você conhecer primeiro e se gostar, morar lá.

Depois que várias cidades italianas resolveram vender casas a R$ 5, Teora, na Itália, surgiu com a novidade para tornar a proposta ainda mais atrativa.

Teora, fica localizada na região sul da Campânia, e próxima à linda Costa Amalfitana.

Os administradores da Comune esperam que o plano de alugar para quem chega de fora, como forma de  conhecer a região, tenha resultados mais eficientes.

Valor

Os recém-chegados vão receber 150 euros por mês, cerca de 700 reais, pelo custo de alugar uma casa vazia, por dois anos.

Existe ainda a opção de oferecer 5 mil euros – quase 23 mil reais – para a compra.

Mas, é preciso residir em Teora por pelo menos 3 anos e ter um filho matriculado na escola da cidade.

“Não acredito em vender casas vazias por 1 euro, o que não incentiva as pessoas a ficarem na cidade”, disse à CNN Stefano Farina, prefeito de Teora.

“Eles vêm alguns meses por ano como turistas. Essa não é a solução. Mas a residência e a matrícula de crianças na escola local, isso traz uma nova vida”.

Vazia

Segundo Farina, a população da cidade diminuiu drasticamente após um terremoto em 1980, que causou graves danos a Teora e também a Lioni nas proximidades… e nunca se recuperou totalmente.

“Dois bebês nascem [em Teora] a cada ano contra 20 idosos que morrem”, explica ele.

“Estamos com pouco mais de 1.500 habitantes. Depois do terrível terremoto, muitos jovens fugiram. Quero inverter esta tendência negativa. As crianças são o nosso futuro, as novas famílias serão os alicerces da nossa comunidade cada vez menor, por isso incentivamos as pessoas com mais filhos a se inscreverem.”

Os imóveis

As casas disponíveis estão todas em boas condições porque foram reconstruídas do zero após o terremoto – algumas têm até os móveis.

A cidade também está oferecendo isenção de taxas de refeições escolares e impostos locais por serviços locais.

“Até agora, duas famílias italianas se estabeleceram e uma brasileira, com raízes italianas”, conta Farina. “Eles até trouxeram os avós.”

Ele espera que muitos outros sigam o exemplo.

Teora

Situada no canto mais profundo da área selvagem de Irpinia, na Campânia, a cidade fica aos pés do Monte Cresta del Gallo.

A paisagem montanhosa e verde de Teora já foi habitada pelos samnitas, uma antiga tribo itálica que se opunha ao domínio da Roma Antiga.

Seu nome deriva da palavra latina “tugurium”, que significa “uma cabana de pedra e palha”.

O afluente Fiumicello do rio Ofanto é um dos destaques cênicos, e a área também possui várias rotas de trekking que se desenrolam ao longo de antigas trilhas de pastor.

Contato

Para outras informações sobre as propriedades disponíveis, entre em contato com o escritório da prefeitura de Teora pelo e-mail: [email protected]

Veja onde fica a cidade no mapa abaixo:

Com informações da CNN


+ Cotidiano