Chuvas recentes ajudaram o início da florada para a safra na região da Mogiana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de outubro de 2019 às 20:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quanto maior fixação das flores, maior a quantidade de grãos, o que também ajuda na qualidade do café

A florada do café é uma das etapas mais importantes para que o produtor possa obter uma boa produtividade. 

Ela ocorre durante a Primavera, com o início das chuvas.  

De acordo com o CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as chuvas recentes favoreceram o início da florada para a safra 2019/2020, nas regiões de Mogiana (SP), Zona da Mata (MG), Cerrado e Sul Mineiro.

No Noroeste do Paraná, e em outras regiões, por outro lado, os pesquisadores ressaltam que será necessário um maior volume de chuvas nos próximos dias para a abertura da floração. 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a tendência é de chuva para o noroeste e norte do Paraná no dia 28/10 o que pode contribuir com o desenvolvimento do café.  

Segundo Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento da Fertiláqua, o pegamento da florada é um dos principais fatores que determina o potencial produtivo do cafezal. 

Tecnologias com fins específicos para melhorar a fixação da flor do café devem ser utilizadas pelo produtor que almeja incrementar sua produtividade. 

“Uma solução viável é aquela que possa atuar na fisiologia da planta, atenuando os efeitos de estresses fornecendo estímulos e nutrientes essenciais para a maior fixação das flores no momento que a planta mais precisa”, explica

“A produtividade do cafezal depende do estágio em que estamos acompanhando atualmente, sendo crucial dentro do sistema produtivo, porque é agora que se dá início no desenvolvimento reprodutivo do café. Quanto maior fixação das flores, maior a quantidade de grãos”, esclarece o Hizuka.

Preço do café no mercado 

Os preços externos e internos do café arábica registraram forte queda nesta primeira quinzena de outubro, influenciados pela expectativa de oferta elevada depois da abertura da principal florada em importantes regiões produtoras do Brasil. 

Outro fator que pressionou as cotações foram as chuvas que auxiliaram no pegamento das flores. 

Para o robusta, segundo colaboradores do Cepea, as chuvas registradas no final de setembro também favoreceram a abertura de mais uma florada no Espírito Santo e em Rondônia, além de auxiliar no pegamento das flores abertas anteriormente. 

Para o final de outubro e início de novembro novos dados com valores atualizado serão aguardados pelo mercado cafeeiro.   


+ Agronegócios