Casa da Passagem e Abrigo Provisório de Franca: procura aumenta com o frio

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de julho de 2019 às 16:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidades têm atendido entre 40 e 48 pessoas, com oferta de acomodação, banheiro e alimentação

    Ainda sobre as baixas temperaturas, a Prefeitura de Franca registrou uma grande demanda de pessoas em situação de rua nos últimos dias. A Casa de Passagem e o Abrigo Provisório fizeram o que puderam para atender a todos, mas respeitando o limite dos espaços, encaminharam a demanda reprimida para a Escola Municipal “Nair Rocha”, onde acontecia a ação de emergência para acolher moradores de rua durante o feriado prolongado que registrou baixa temperatura na cidade. 

    A Casa de Passagem, localizada na Avenida Dr. Willian Azzuz, tem como finalidade principal acomodar e oferecer amparo especialmente para pessoas de outras cidades. O suporte é ofertado por até 90 dias . Após este prazo, a Casa abre espaço para que um novo integrante realize seu cadastro. Segundo Taís Cristina de Oliveira Lopes, do departamento administrativo do local, existem exceções e, em alguns casos, ficam por um período maior, mas com uma completa avaliação do caso.

    Atualmente com 40 pessoas, a Casa de Passagem tem seu limite de atendimento atingido. Além da acomodação, banheiro e alimentação, a Prefeitura disponibiliza passagens rodoviárias para aqueles que desejam voltar para a cidade de origem. Somente no mês de junho, foram 110 passagens num raio de até 200 quilômetros. 
    Já o Abrigo Provisório tem outro viés. Com o limite de até 48 pessoas, também lotada, a casa acolhe essa população por até 6 meses. “No Abrigo atendemos muitas pessoas que trabalham, estudam, vão à igreja. Aqui eles têm livre acesso e acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e da pedagoga que prepara atividades recreativas. Preparamos o indivíduo para o mercado de trabalho e se necessário para uma recuperação”, disse Dário Rosa dos Santos, auxiliar administrativo do Abrigo. 
    Os dois locais atuam 24h com fornecimento de quatro refeições. Para usufruir é preciso seguir algumas regras. Os acordos foram firmados juntamente com os membros, que aceitaram tais regras como o retorno até às 18h e a proibição do álcool dentro do recinto.


+ Filantropia