Candidatos que se sentiram prejudicados no Enem podem pedir reaplicação

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 13:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pedidos devem ser feitos na Página do Participante até a próxima segunda, 18; resultados saem dia 27/11

Desde a última segunda-feira, 11, os candidatos que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação de um dos dias do Enem 2019 podem solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante até a próxima segunda-feira (18). O Inep divulgará pedidos aceitos no dia 27/11 e a reaplicação acontece em 10 e 11/12.

Quem pode solicitar

O Inep indicou no edital do Enem 2019 o que são considerados fatores logísticos que comprometem a realização da prova — portanto, passíveis de reaplicação. São eles:

  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local),
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou
  • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Os pedidos, no entanto, serão analisados caso a caso, e pessoas que não se enquadram em nenhuma dessas situações ainda podem ser contempladas. O ministro da Educação lembrou em coletiva de imprensa nesse domingo (10) do caso de estudantes de Goiás que tiveram o local de prova alterado na semana anterior ao primeiro dia e não viram o aviso do Inep enviado via e-mail e SMS. 

Nesta segunda (11), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, também alertou: “O participante pode ficar em dúvida se o caso dele vale ou não. A minha dica é: solicite”.

Alguns deles não conseguiram chegar aos novos locais a tempo e perderam a prova. Segundo Weintraub, esses são casos especiais que poderão ser aprovados.


+ Educação