Câncer de próstata: exames a partir dos 45 previnem a doença

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de novembro de 2017 às 15:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo os médicos, 90% dos casos diagnosticados no início pela consulta de rotina têm chance de cura

Apesar de todas as campanhas realizadas no país para esclarecimentos e prevenção, o assunto ainda é tratado com resistência por parte do público masculino.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer de terceira idade, já que 3/4 dos casos em todo o mundo acontecem a partir dos 65 anos. Porém os exames preventivos devem começar a serem realizados a partir dos 45 anos, principalmente para homens que possuem histórico familiar da doença.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino que está localizada na volta da uretra, acima da bexiga.

Para se ter uma ideia do alcance da doença, estima-se que 10% dos homens com idade até 50 anos desenvolverão o câncer de próstata e 30% dos homens com até 70 anos vão apresentar o mesmo problema.

O exame mais comum e preciso ainda é o exame de toque e dura apenas alguns segundos. Quando detectado precocemente, este tipo de tumor tem de 80 a 90% de chance de cura. Em estágio avançado, essas chances diminuem para 10 a 20%.


+ Saúde