Campus da Unesp Franca abre nesta quarta-feira, 10, mostra de cinema ambiental

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de outubro de 2018 às 17:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programação da mostra vai até 7 de dezembro e conta com a exibição de mais cinco filmes, além de debates

A docente do câmpus Franca Fernanda Mello Sant'Anna, o professor da Universidade de Lisboa Marcos Farias Ferreira (ao centro) e o diretor da Ecofalante Chico Guariba, após debate de lançamento da parceria

O campus Franca recebe a partir desta quarta-feira (10) a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, parceria da ONG Ecofalante com a Unesp que está pondo à disposição das unidades universitárias um acervo de filmes de temática ambiental relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta quarta, será exibido o filme brasileiro “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, uma reflexão sobre como o uso dos agrotóxicos pode afetar a saúde humana. A exibição ocorre no Anfiteatro I, das 17h às 19h, e é seguida de um debate a respeito da temática.

A mostra no campus de Franca é uma iniciativa da Comissão de Ecologia, Cultura e Educação Ambiental da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), que tem a participação de professores, funcionários e alunos. A programação da mostra vai até 7 de dezembro e conta com a exibição de mais cinco filmes.

“É muito importante a mostra de cinema ambiental, pois a arte tem uma forma especial de tratar temas urgentes da nossa contemporaneidade. O cinema assim possibilita que ocorra um debate sobre temas que são ao mesmo tempo cotidianos e globais, de uma forma muito melhor do que na sala de aula”, afirma a professora Fernanda Mello Sant’Anna, do curso de relações internacionais da Unesp e coordenadora da mostra no campus de Franca.

A docente participou também, em agosto, do debate que marcou o início da parceria da Unesp com a ONG, realizado em São Paulo com a participação do diretor da Ecofalante, Chico Guariba, do professor da Universidade de Lisboa Marcos Farias Ferreira e da pró-reitora de extensão universitária da Unesp, Cleópatra Planeta. “Esta iniciativa permite discutir a transversalidade das questões socioambientais”, acredita Fernanda Mello Sant’Anna.

A parceria com a ONG vai ocorrer em outras unidades da Unesp, seguindo este modelo de filmes e debates sobre assuntos ambientais relacionados ao conteúdo exibido. No total, a Ecofalante pôs à disposição da Universidade um acervo de 35 filmes a respeito da temática.


+ Cultura