Campeão Paulista, time do SESI Franca será recebido com festa hoje à tarde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de outubro de 2018 às 07:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sesi/Franca bateu o Paulistano ontem à noite e é o novo campeão paulista após 11 anos

Depois de 11 anos, a equipe de Franca, agora patrocinada pelo Sesi, volta ser campeã paulista. Na noite desta quarta-feira (10), mesmo jogando no ginásio Antônio Prado Júnior, na Capital, o time francano derrotou o Paulistano/Corpore, por 77 a 69 (27 a 34 no primeiro tempo, fez 2 a 0 na série melhor de três e conquista o título do Campeonato Paulista da Divisão Especial da Série A-1 de 2018, título que não vencia deste 2007. Esse foi o décimo segundo título Estadual da equipe de Franca.

Além de levar o título, Franca também teve o MVP – melhor jogador das finais – que foi o armador Elinho Corazza. Nas duas partidas das finais, o ex-armador do Paulistano esteve perfeito. Em Franca, armou o time com precisão e no jogo da Capital saiu-se como cestinha da equipe ao marcar 17 pontos, além de cinco rebotes, três assistências e duas bolas recuperadas.

A partida começou com domínio do Paulistano que, depois de uma bola de três pontos de Yago Matheus e dois pontos de Dikembe André, abriu 20 a 13 no primeiro período.

Depois de quase três minutos sem as duas equipes pontuarem, Evan Roquemore acerta de três pontos na zona morta e abre a diferença para 10 pontos (23 a 13), obrigando otécnico francano a pedir novamente tempo.

Com duas bolas recuperadas pelo ala Jimmy e uma bola acertada pelo próprio Jimmy, Franca encosta: 23 a 19, obrigando o técnico Régis a pedir tempo e buscar parar a reação de Franca.

Novamente errando passes e sem uma defesa agressiva, Franca permitiu um arremesso certo de Yago Matheus e o Paulistano abriu sua maior vantagem: 11 pontos (30 a 19), com às equipes indo para o intervalo com 34 a 27.

O terceiro período começou todo favorável ao time francano que melhorou a defesa, acertou às bolas do perímetro e encostou no marcador ao fazer 39 a 38. Percebendo o domínio do time de Franca e o mau momento do Paulistano, o técnico Régios Marrelli pede tempo. Mesmo assim, em jogadas individuais no garrafão, Lucas Dias coloca pela primeira vez o Sesi  frente em 40 a 39. E com uma parcial de 20 a 13 para Franca, o terceiro período terminou empatado em 47 a 47.

Com três de André Góes, Franca chega a sua maior vantagem no jogo: nove pontos: 60 a 51. Apesar da diferença, o Paulistano acertou a defesa, as bolas começaram a cair e faltando cinco minutos para terminar o terceiro período, a diferença era de apenas dois pontos (64 a 62) para o time francano.

Os minutos finais foram eletrizantes, especialmente com a reação do Paulistano que contou com duas bolas de três pontos de Eddy Carvalho, abaixando a diferença para quatro pontos (67 a 63). No entanto, jogando com inteligência e só indo para cesta no estourar dos 24 segundos, a equipe francana soube segurar a reação do adversário para comemorar o título em pleno ginásio do atual campeão nacional.

“Esses meninos merecem o título. É uma equipe unida e disposta a lutar em todos os jogos. A torcida de Franca merece esse título. Afinal quanto tempo não comemora um feito tão importante como é o Campeonato Paulista”, disse o técnico Helinho Garcia, que foi campeão como jogador em 2007 e sendo dirigido pelo seu pai, Hélio Rubens Garcia.

O armador Elinho Corazza teve uma atuação que mereceu o título de MVP das finais. “Tivemos que mudar de postura nos dois períodos finais. Não fizemos o jogo planejado no início e no vestiário falei isso com meus companheiros. Merecíamos vencer e conquistar o título por tudo que Franca merece”, disse o armador.

Para o pivô Lucas Cipolini, não podia deixar o Paulistano vencer no segundo jogo. “Penso que era nossa chance era vencer o segundo jogo. Eles estavam pressionados com o tudo ou nada. Melhoramos nosso rebote no segundo tempo e fizemos nosso ataque funcionar. Deu tudo certo”, afirmou o pivô francano.

FICHA TÉCNICA

Sob a arbitragem de Jonas Pereira, Gustavo Mathias e Rodrigo Moraes

Paulistano/Corpore (69) – Evan Roquemore (10 pts), Antônio Ferreira (2 pts e 3 rebs), Renan  Lenz (4 pts, 2 rebs e 2 assists), Georginho de Paula (9 pts, 4 rebs e 2 assists), Léo Meindl (7 pts, 3 rebs e 2 assists), Eddy (6 pts), Yago Matheus (12 pts, 5 rebs, 4 assists e 1 recuperada), Alex Doria (), Dikembe André (6 pts, 5 rebs e recuperadas), Vitão Silva (2 pts e 5 rebts), Beto Fagundes (). Técnico – Régis Marrelli.

Sesi/Franca () – Elinho Corazza (17 pts, 5 rebs, 3 assists e 2 recuperadas), Lucas Dias (14 pts, 2 rebs e 2 assists), Lucas Cipolini (13 pts e 4 rebotes), Jimmy Dreher (13 pts, 7 rebs, 3 rec e2 assists), David Jackson (13 pts, 7 assists e 5 rebs), Alexey Borges (2 pts 1 assist), André Góes (7 pts, 3 rebs , 2 assists e 2 recuperadas) e Didi (2 rebs). Técnico – Helinho Garcia.  

 SÉRIE FINAL MELHOR DE TRÊS

Paulistano/Corpore 0 x 2 Sesi/Franca

Jogo 1– Sesi/Franca 91 x 84 Paulistano/Corpore(55 a 43 no primeiro tempo)

Jogo 2 – Paulistano/Corpore 69 x 77 Sesi/Franca (34 a 27 no primeiro tempo)

Campeão – Sesi/Franca

Vice-campeão – Paulistano/Corpore

 

CONFRONTOS NA PRIMEIRA FASE

Primeiro turno

Sesi/Franca 80 x 81 Paulistano/Corpore

Segundo turno

Paulistano/Corpore 80 x 70 Sesi/Franca

 Como foram às semifinais

Semifinal 1 – Sendi/Bauru 1 x 2 Sesi/Franca

Jogo 1 – Franca 107 x 83 Bauru (52 a 38 no primeiro tempo)

Jogo 2 – Bauru 80 x 74 Franca (33 a 27 no primeiro tempo)

Jogo 3 – Bauru 65 x 78 Franca (33 a 37 no primeiro tempo)

 

Semifinal 2 – Paulistano/Corpore 2 x 0 EC Pinheiros

Jogo 1 – EC Pinheiros 68 x 85 Paulistano

Jogo 2 – CA Paulistano 92 x 88 EC Pinheiros 


+ Basquete