Campanha troca quatro litros de óleo usado por um litro de óleo limpo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de outubro de 2017 às 17:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Duas garrafas pet de óleo usado dão direito a 1 litro de óleo limpo na campanha iniciada ontem

​A Prefeitura de Rifaina, em parceria com a empresa Óleo Franca, representada por Henderson Aparecido da Silva, e Usina Hidrelétrica de Igarapava iniciou projeto para contribuir como descarte correto do óleo comestível, o chamado “óleo de cozinha, recolhendo o produto para descarte correto e incentivando a consciência ambiental, tendo como “prêmio”, o recebimento de um litro de óleo novo, na campanha “Eu óleo pela Natureza”.

Além do trabalho de conscientização e coleta que vem sendo desenvolvido durante todo ano, uma nova forma de descarte foi acrescentada ao projeto.

Agora, o morador da cidade que entregar à campanha quatro litros de óleo usado (duas garrafas pet cheias) receberá um litro de óleo limpo.

A troca deve ser feita na Casa da Agricultura, ao lado do Almoxarifado, na Avenida José de Paula Vieira.

Reutilizável

O óleo que é descartado de forma irregular (na rede de esgoto, por exemplo), causa sérios danos ambientais, ao tempo que o descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Assim, descartando corretamente o óleo já usado, a pessoa evita a poluição ambiental, pois o óleo, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante.

Como não descartar

Todos os tipos de óleos apresentados anteriormente não podem ter como destinos, pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento residencial e também poluem a água, além de contribuírem para morte da biodiversidade.

No encanamento das residências, existe a chamada “caixa de gordura” que armazena gordura proveniente das pias.

A caixa de gordura normalmente é feita de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa citada. Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de realizar o mesmo processo nos encanamento. Por isso, é possível evitar este contratempo ao não jogar fora o óleo usado de cozinha na pia.

Como poluem

A parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico.

É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ou para a represa do Rio Grande.

Para chegar à ETE, é preciso que o óleo misturado com água e outros resíduos passem por uma rede coletora – nesta passagem é que o óleo obstrui o fluxo de esgoto que iria para a ETE.

Descartando o óleo indevidamente, a pessoa não só prejudica a estrutura do encanamento predial, como também pode causar o refluxo do esgoto para outras residências.

Alto poder de poluição

Importante lembrar que 50 miligramas de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que se utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro. Trocar dois litros de óleo usado por um limpo, na Campanha é bem menos trabalhoso e mais lucrativo, 


+ Meio Ambiente