Campanha pretende conscientizar contra excesso de lixo em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 02:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jogar lixo nos canteiros das ruas e avenidas da cidade pode acarretar em multa pela Guarda Civil

​As mais de 40 toneladas de inservíveis retirados das ruas nessa última operação Arrastão da Limpeza, em 61 bairros da região Oeste, resumem bem o quanto é preocupante a situação da destinação inadequada do lixo produzido nas residências.

Com essa constatação, a Prefeitura de Franca pretende organizar uma ampla campanha de conscientização da população. 

Tem sido uma constante nos mais diferentes bairros da cidade, especialmente nas avenidas, muitos moradores/comerciantes que geram o lixo domiciliar e em seus comércios não esperar o caminhão coletor no seu horário habitual e colocar nos canteiros centrais, quando em outras situações por vezes deixam nos jardins das praças.

A colocação de sacos de lixo nesses espaços públicos, às vezes com restos de produtos alimentícios atraem insetos e acabam na maioria das vezes sendo remexidos por cachorros, que acabam espalhando os materiais pelas imediações. 

O apelo feito pelas equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que deparam diariamente com situações dessa natureza é para que as pessoas não coloquem lixo nesses canteiros das avenidas e muito menos nos jardins das praças.

Essa prática além de ocasionar risco a saúde pública, por atrair insetos em geral, gera mal cheiro, pode causar acidentes e compromete o visual urbanístico, passando uma impressão de pessoas sem educação com o meio ambiente. 

E somando-se a estes fatores, com a ampliação da sua atuação, a Guarda Civil Municipal amparada em Lei Municipal, detectando essas práticas poderá autuar o infrator por crime ambiental. Que verificar práticas dessa ordem podem ligar no tel. 3724-1033.

Num primeiro instante foram confeccionadas dezenas de placas de alerta, pelos servidores da própria Prefeitura, as quais serão fixadas em pontos estratégicos como forma de alertar, educar e inibir a continuidade dessa prática incorreta de colocar o lixo em qualquer lugar. 

A coleta do lixo seco e domiciliar é feita diariamente por toda a cidade (tabela dos dias e horários da semana no site  (http://www.franca.sp.gov.br). 

A orientação certa é aguardar o dia e o horário que passa o caminhão coletor e deixar o material em frente ao imóvel.


+ Meio Ambiente