Transporte coletivo faz campanha de prevenção ao câncer de mama e útero

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 30 de setembro de 2020 às 22:05
  • Modificado em 30 de setembro de 2020 às 22:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Site e ônibus da São José levam mensagens às mulheres no sentido de prevenir contra a doença

As motoristas também apoiam a campanha por meio de um vídeo, onde lembram todas as mulheres de se cuidarem

No Outubro Rosa, o site e Facebook da São José, concessionária que opera o transporte coletivo de Franca, ficará colorido na cor do mês para lembrar as mulheres de cuidarem de sua saúde, principalmente de prevenir o câncer de mama e do colo do útero. 

Além disso, as motoristas das várias empresas do Grupo Belarmino, do qual a São José é integrante, também apoiam a campanha por meio de um vídeo, onde lembram todas as mulheres de se cuidarem.

A empresa ainda terá outras ações voltadas para as funcionárias, para reforçar a necessidade delas cuidarem de sua saúde e de fazerem os exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero.

Campanha mundial

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então vem sendo promovida anualmente na cidade. 

O nome remete à cor rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

Sobre o câncer em mulheres

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. 

No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, mas o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), na projeção 2020/2022, são esperados 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, e 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.

A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.

É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento. 

O autoexame das mamas pode ser feito mensalmente, preferencialmente no mesmo dia do mês. 

No entanto, ele não dispensa o acompanhamento médico, que pode indicar a necessidade de exames como o ultrassom e a mamografia. 

Principalmente após os 40 anos ou antes disso para quem tem histórico familiar da doença, a mamografia anual é o exame mais indicado para a detecção da doença.

Acione o link: https://www.facebook.com/empresasaojose


+ Saúde