Campanha nacional “Justiça Pela Paz em Casa”’ em Ribeirão Preto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 11:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 80 oficiais de Justiça e escreventes da Central de Mandados participaram da palestra

 Na última semana, entre os dias 20 e 25 de novembro, a Comarca de Ribeirão Preto realizou diversas atividades no âmbito da 9ª edição da campanha nacional Justiça Pela Paz em Casa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Com o objetivo de demonstrar o comprometimento do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher e no desenvolvimento de uma cultura pacífica, em todo o Brasil foi feito esforço concentrado para agilizar audiências e julgamentos de casos do tipo, bem como ações pedagógicas, com enfoque na pacificação dos lares brasileiros, como encontros e palestras.

        Os trabalhos em Ribeirão Preto começaram na terça-feira (21) com palestra de capacitação para oficiais de Justiça sobre os desafios no cumprimento dos mandados relacionados à Lei Maria da Penha. O evento aconteceu no Tribunal do Júri do Fórum de Ribeirão Preto e foi presidido pela juíza Carolina Moreira Gama. 

Cerca de 80 oficiais de Justiça e escreventes da Central de Mandados de Ribeirão Preto participaram da palestra. No mesmo dia foram realizados o 4º Encontro Pedagógico Sistêmico para Agressores, etapa do programa de Pedagogia Sistêmica junto ao Anexo da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Ribeirão Preto, e o término do 5º Grupo do Serviço de Reeducação aos Autores de Violência Doméstica.

        Já no dia 23 (quinta-feira) foi promovida Palestra de Prevenção para alunos da Rede Estadual de Educação, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e o trabalho realizado pelo Anexo de Violência Doméstica da comarca. A palestra foi ministrada pela equipe psicossocial na Escola Estadual Deputado Orlando Jurca, com a participação de mais de 60 alunos, além de funcionários e professores. No dia seguinte, mulheres vitimas de violência doméstica que passaram pelo atendimento psicológico oferecido pelo ONG PME – Programa Mãos Estendidas, participaram de café da manhã ao lado da equipe psicossocial. Cerca de 20 mulheres participaram do encontro.

        Para encerrar, o Anexo da Violência Doméstica marcou presença no evento “Entretenimento, arte e educação pelo fim da violência contra a mulher”, realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através do Naem (Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher). As atividades contaram com participação de artista locais, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e outras entidades que atendem a mulher vítima de violência. A representante do Anexo, assistente social do respectivo Setor Técnico, falou sobre medidas protetivas e do trabalho realizado pela equipe.

Campanha nacional ‘Justiça Pela Paz em Casa’ em Ribeirão Preto


+ Justiça