CAMPANHA GAÚCHA se destaca como região vinícola de alta qualidade

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de abril de 2019 às 16:16
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanha Gaúcha, você já degustou algum vinho deste lugar? Sabe onde fica? Provavelmente se ainda não degustou algum vinho de lá, ainda vai degustar. E se lembra deste nome de algum lugar, provavelmente das aulas de geografia, você deve ter estudado sobre os “Pampas”, grandes áreas de pastagens, ou plantações de arroz ou soja.

A Campanha Gaúcha fica na fronteira com o Uruguai. Isto quer dizer que se você lembrou das aulas de geografia, vai lembrar também que as características do terroir são as mesmas do país vizinho. O que é uma ótima notícia para o Mundo do Vinho e seus apreciadores. Um terroir onde o clima, quente no verão, com noites amenas e bem frio no inverno, e a composição do solo favorecem o cultivo de uvas que resultarão em vinhos fortes e encorpados.

Ainda são 17 as vinícolas instaladas na Campanha, mas já se produz bons vinhos inclusive vinhos de guarda, por exemplo Casa Valduga Gran Raizes e o Rastros do Pampa Tannat 2018, da vinícola Guatambu, considerado o melhor vinho brasileiro na última edição do Guia Descorchados. E uma outra boa notícia, na Campanha as mulheres estão se destacando na produção do vinho.

Espero que como a Campanha, outros terroirs apareçam pelo Brasil a fora, sempre com produtores sérios e grandes vinhos.


+ zero