But first, coffee!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 8 de novembro de 2017 às 16:49
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No dia a dia como comerciante, a gente escuta diversas coisas engraçadas. Mas existe um clássico nas vendas de perfumes no geral: o famoso copinho de grãos de café. Sim, eu o uso nas minhas vendas, mas e na real ele é somente um mito ou realmente funciona? Não posso deixar de comentar a melhor passagem que já se repetiu algumas vezes nos últimos 6 anos de empresa. A pessoa chega, cheira cada um dos 8 vidrinhos de amostra, olha para o copinho com os grãos de café e solta a exclamação: Que legal, vocês tem cheirinho de café, acho que vou querer ele!

Na verdade, essa técnica vem sendo usada há muitos e muitos anos, é como se o nosso olfato recebesse um choque para anular aquela sucessão de fragrâncias. Não é que não funcione, funciona sim, apesar de vários estudos o tratarem como mito, mas é porque pode ser que atrapalhe, de certa forma, você sentir a próxima fragrância. Afinal, ao invés de você simplesmente neutralizar, você de certa forma, inclui mais um cheiro.

Duas maneiras interessantes de conseguir um resultado mais eficaz para essa finalidade é utilizar um pedaço de couro, seja da sua própria roupa ou bolsa, o couro é muito eficaz quando se trata de neutralizar cheiros. Por isso que muitas vezes lojas de sapatos tem dificuldade em usar fragrâncias para perfumar seus ambientes e embalagens. E outra forma muito simples, é tomando um gole de água e respirando fundo. A água é sempre a melhor opção.

Mas o café, com aquele cheiro que muitos apreciam mesmo não gostando do seu sabor pode ser usado para outras finalidades. Como por exemplo, auxiliando a combater e tratar celulite. Você pode pegar a composição dos diversos cremes para celulite, e encontrará a cafeína, que tal fazer um creme caseiro com um pouquinho de pó de café e um óleo carreador? Para cabelos escuros ele é um ótimo energizante, conferindo uma aparência radiante. Antes de lavar, esfolie o cabelo molhado com um pouquinho de pó de café, e em seguida enxague bem. O pó irá remover qualquer acúmulo de produtos para o cabelo e deixar seus fios brilhantes e lisos.

Sabe aqueles dias que você acorda com olheiras por não ter dormido bem? Você pode misturar um pouco de pó de café com um pouco de azeite de oliva para ajudar a restaurar a aparência da pele sob seus olhos. Para limpar grelhas, grills, panelas e frigideiras também é muito eficaz, use uma esponja macia e o pó com um pouquinho de água, e lave com água abundante. Manter uma xícara com grãos de café na geladeira, também ajuda muito a combater odores. Ele é um ótimo fertilizante também, porque é rico em nutrientes, tais como o azoto e o potássio, ajuda a dar um ‘up’ nas plantas. E ajuda como protetor de jardins, por conta de seu cheiro forte, ajuda a combater formigas, lesmas e caracóis.

Quem sabe, daqui um tempo, substituiremos os copinhos de café. Mas por enquanto, damos boas dicas para quem não quer corromper o olfato e utilizá-lo em outras finalidades! Alguém aceita um cafezinho?

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero