Brasil pode ter ‘onda de demissões em massa’, diz superintendente do Sebrae

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de abril de 2020 às 07:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Valdir Oliveira afirmou que há uma ‘paralisação na economia’ e que o governo federal demorou para intervir

Superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira (Foto: Marcelo Ferreira/Reprodução)

O superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira, avaliou que há uma “paralisia na economia” em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que pode provocar “uma série de demissões em massa”. 

Ainda conforme Oliveira, o governo federal demorou para intervir e fornecer um auxílio emergencial para a população.

As considerações foram feitas nesta terça-feira, 07 de abril, em entrevista ao programa CB.Poder.

“Infelizmente o momento é muito ruim, é uma paralisia na economia e isso vai gerar um número de desempregados enorme. Então é um momento de muita gravidade em função dessa crise em que as pessoas pararam suas atividades e foram pro confinamento”, destacou. “Mas podemos ter uma série de demissão em massa e ocasionará sequelas terríveis para nossa sociedade”, acrescentou.

Para Oliveira, o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica vêm agindo de forma lenta pra diminuir os impactos do coronavírus. “O governo federal demorou muito pra agir na minha visão. Talvez eles não tenham compreendido essa crise. O Estado está demorando para fazer sua intervenção e precisamos fazer com que o dinheiro chegue mais rápido nas mãos da pessoa”, frisou, referindo-se ao auxílio emergencial que será pago pelo governo.

Ainda conforme Oliveira, a população terá dois momentos diante dos efeitos econômicos da pandemia: o de desespero e o de preparar o futuro.

Para sair da situação de medo, o superintendente disse que é preciso renegociar dívidas e jamais pensar em deixar de pagá-las.

Ele ainda mencionou que o Sebrae procurará fortalecer o processo de crédito, pois para ele, é isso que essas empresas precisam neste momento para garantir seus futuros. 

Nabil Sahyoun, presidente da Alshop - Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Foto: Reprodução)

Para Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), se a economia não for considerada nas decisões do governo, a situação se agravará ainda mais nos próximos meses.

“As pessoas vão começar a ficar desesperadas por estarem sem emprego e sem dinheiro para comprar comida”. Sahyoyn acredita que, se a economia não voltar a funcionar, a recuperação vai demorar muitos anos.

O executivo da Alshop engrossa o coro de empresários que defendem que “a saúde tem de caminhar junto com a economia”.

“Não dá para falar que a prioridade é 100% das vidas. A economia voltar a funcionar também é prioridade. Abrir o comércio vai ajudar muita gente a recuperar emprego e a ter um salário. A solução é deixar o grupo de alto risco dentro de casa e permitir que quem tem saúde volte a trabalhar.”

O chamado isolamento vertical contraria a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde), da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), entre outras entidades.

Em Franca

Assim como essas lideranças, boa parte dos empresários de Franca também concorda que é preciso retomar a economia o quanto antes.

Eles discordam do decreto municipal que determinou isolamento social, o fechamento de escolas, comércios e indústrias em segmentos considerados não essenciais, desde o dia 20 de março.

Inicialmente, o fechamento seria por 7 dias, mas seguindo o decreto estadual do governador João Doria, foi prorrogado para o dia 22 de abril.

Nesse meio tempo, entretanto, diante da pressão da população e empresários industriais, o prefeito Gilson de Souza definiu a retomada das indústrias já a partir da próxima segunda-feira, 13 de abril.

Parte da população questiona a necessidade do decreto municipal diante dos casos registrados em Franca.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, foi confirmado nesta terça-feira, 07, o quinto caso de Covid-19, em uma paciente idosa, que foi medicada e encaminhada para cumprir isolamento em casa, assim como seus familiares.

Também aumentou em mais um, de segunda-feira, 06, para ontem, o número de suspeitos de estarem infectados com coronavírus.

Veja o boletim informativo da Prefeitura de Franca:

​A Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica, informa os dados atualizados de Coronavírus na cidade:

– 5 positivos*

– 17 suspeitos

– 36 negativos

– 39 excluídos

*Com Correio Braziliense


+ Economia