Brasil contabiliza 9.056 casos confirmados e 359 mortes por coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de abril de 2020 às 18:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em uma semana, as mortes cresceram 290%, comparando os dados entre 27 de março e 03 de abril

O Brasil tem 9.056 infecções confirmadas por coronavírus, causador da covid-19. 

O dado foi atualizado no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (03). Pelo quarto dia consecutivo, foram mais de mil novos casos. No último boletim eram 7.910 infectados.

Em uma semana, as mortes cresceram 290%, comparando os dados entre 27 de março e 03 de abril. 

O número saltou de 92 para 359. A taxa de letalidade é de 4% e a maior parte dos óbitos é de pessoas com mais de 60 anos com algum problema cardíaco e diabetes.

Na avaliação do Ministério da Saúde, Manaus, Brasília, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com maior preocupação por conta do aumento rápido de casos. 

“Agora Manaus entra no nosso radar de que pode ter ascendência rápida de curva de casos. Também tem uma preocupação com a população indígena”, disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em coletiva nesta sexta.​

Máscara caseira

Com o objetivo de ajudar no combate à disseminação do coronavírus, causador da covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde vem incentivando o uso de máscaras caseiras. Por isso, a pasta publicou um manual de como fazer em casa. 

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, este tipo de item é indicado em viroses com transmissão nas gotículas de saliva, como é o caso do coronavírus. 

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras”, diz.

No manual, o ministério orienta que a máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano, além de ser de uso individual. Os tecidos podem ser de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

“O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”, diz o manual.

Para a lavagem é recomendado sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.


+ Saúde